TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E SUA ASSOCIAÇÃO COM FATORES DEMOGRÁFICOS, SOCIOECONÔMICOS E VIVÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DE GRADUANDOS
Resumo
Objetiva-se explorar a associação entre resultado positivo em um instrumento de rastreamento de possíveis casos de Transtornos Mentais Comuns (TMC) com fatores demográficos, socioeconômicos e relacionados à vivência universitária de estudantes de graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), matriculados no período de 2017 a 2018. Os dados são provenientes de um estudo transversal, com aplicação de questionário estruturado e anônimo, junto a estudantes matriculados nos cursos de graduação de diversas áreas de conhecimento, campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, estado de São Paulo. Foram utilizados dados sobre estudantes com idade de 17 a 25 anos, correspondendo a 6.262 participantes. Têm-se como foco a associação entre fatores demográficos, socioeconômicos, relação do estudante com seu curso e a universidade e dos relacionamentos interpessoais no contexto da universidade sobre as chances de resultado positivo no instrumento Self Reporting Questionnaire (SRQ–20). Para responder ao objetivo, será ajustado um Modelo hierarquizado, controlado por sexo. Serão incluídas variáveis que apresentarem associação estatística significativa com resultado positivo no SRQ-20 (p-valor<0,05). A ordem de inclusão das variáveis será orientada pelo Modelo teórico dos Determinantes Sociais da Saúde, proposto por Dahlgren e Whitehead (1991). A partir da inserção de cada variável dos blocos no Modelo, será observada a variação dos betas e interpretado os resultados. A análise preliminar dos resultados, através de estatísticas descritivas, indicaram maiores proporções de resultado positivo no SRQ-20 para o sexo feminino, não heterossexuais e que não possuem local adequado para estudo em casa. Estudantes com boa integração ao curso e à universidade e percepção positiva sobre os relacionamentos interpessoais na universidade tiveram menores proporções de resultado positivo. Espera-se, a partir do ajuste do Modelo hierarquizado, aprofundar o conhecimento sobre a forma como os vários fatores relacionados com os TMC entre universitários contribuem (associado à diferentes fatores explicativos) para a ocorrência deste evento.
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