ASPIRAÇÕES EDUCACIONAIS DOS ADOLESCENTES NO BRASIL: O PAPEL DO ENTORNO SOCIAL E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Resumo
O objetivo desse artigo é identificar quais fatores podem influenciar as aspirações educacionais dos adolescentes brasileiros. Isto é, quais características sociodemográficas e familiares estão associadas a maiores chances de adolescentes desejarem obter um diploma universitário. Explora-se também o papel das relações interpessoais envolvendo os pares e os pais ou responsáveis, bem como se um entorno violento – captado pela percepção de insegurança dentro da escola ou no caminho entre a casa e a escola – influencia negativamente as aspirações educacionais dos estudantes. Em síntese, até que ponto as desigualdades sociais típicas de um entorno social violento e características sociodemográficas e familiares contribuem para moldar as aspirações educacionais dos adolescentes brasileiros? Os dados utilizados são representativos dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil e são provenientes da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2015. O método de análise fundamenta-se em testes de associação entre variáveis nominais e na construção de um modelo de regressão logística multinomial múltipla, no qual a variável resposta considera se o estudante aspira concluir o ensino fundamental, médio, técnico ou superior. As variáveis explicativas dizem respeito às características sociodemográficas dos estudantes, contexto familiar, relações interpessoais e o ambiente e entorno escolar. Os resultados preliminares apontam que a aspiração de cursar o ensino superior tende a ser maior quanto mais alta é a escolaridade da mãe do estudante, e se ele sente que convive com colegas que o tratam bem e são prestativos a maior parte do tempo ou sempre. Viver em um entorno marcado pela violência urbana, mas que não é dirigida diretamente à pessoa em particular, impacta muito pouco as aspirações educacionais se comparado ao efeito do contexto familiar e das relações interpessoais.
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