Pular para o conteúdo principal
Move

Laboratório MovE do IFCH abre seleção para três vagas de Bolsa Auxílio Social (BAS)

  • Comunicação

O laboratório MovE — Movimentos e Economias, vinculado ao Centro de Estudos Rurais (Ceres) do IFCH Unicamp, está com três vagas abertas para estudantes interessados em compor suas equipes por meio do programa de Bolsa Auxílio Social (BAS).

Recentemente certificado pelo CNPq e integrado ao seu diretório nacional, o MovE reúne 25 pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e da América Latina. O grupo articula reflexões entre a academia, movimentos, organizações populares e coletivos, investigando como as estratégias cotidianas para o sustento da vida se entrelaçam com a luta política e a produção de demandas sociais. Entre os objetivos da iniciativa está a criação de ferramentas e dispositivos que ajudem esses coletivos a divulgar suas ações e estratégias econômicas em territórios, bairros e comunidades.

A seleção é voltada preferencialmente para estudantes das áreas de Ciências Sociais, Humanas, Jornalismo e cursos afins. Os bolsistas atuarão em frentes de pesquisa, comunicação e extensão, desenvolvendo atribuições como a produção de dados sobre movimentos sociais, organizações e coletivos populares na América Latina, o levantamento e atualização de dados dos pesquisadores integrantes do MovE, e a organização de agendas e apoio na divulgação de reuniões, eventos e atividades presenciais e virtuais. Também farão parte das funções articular a comunicação entre a Unicamp, instituições parceiras e os movimentos sociais participantes, além de auxiliar na formatação e produção de boletins e conteúdos audiovisuais — como podcasts, webinars, vídeos e transmissões ao vivo — para a difusão das pesquisas do grupo.

Para o desempenho das funções, são desejáveis conhecimentos básicos em edição e criação gráfica, domínio de ferramentas digitais como Excel, Google Workspace, Trello e Canva, além de familiaridade com a gestão de redes sociais e divulgação de atividades em plataformas digitais.

A participação no projeto visa proporcionar aos estudantes contato direto com metodologias colaborativas e materiais produzidos em parceria com coletivos latino-americanos. A experiência busca aprimorar habilidades de edição e comunicação aplicadas à circulação de conhecimento nas Ciências Sociais, além de vocacionar novos jovens pesquisadores para os estudos sobre transformações sociais e econômicas em setores populares e populações do campo.

Os estudantes interessados em concorrer às vagas de Bolsa Auxílio Social devem entrar em contato diretamente com a professora Nashieli Loera pelo e-mail nloera@unicamp.br.