Pular para o conteúdo principal
Transpondo

Chamada aberta para o projeto "Transpondo Fronteiras: Migração e a Formação da Teoria Política Global"

  • Comunicação

O projeto Transpondo Fronteiras: Migração e a Formação da Teoria Política Global (Fapesp 2024/12506-0) está com inscrições abertas para pesquisadoras e pesquisadores interessados em integrar seu grupo de pesquisa. Sediada no Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e coordenada por Raissa Wihby Ventura, o projeto propõe uma agenda inovadora em teoria política global ao examinar os dilemas morais e políticos que emergem dos regimes de fronteira em um mundo estruturado por desigualdades históricas e pela persistência do colonialismo.

O objetivo do projeto é desenvolver uma teoria política global da migração a partir do Sul Global, analisando as tensões entre justiça, soberania e exclusão e as responsabilidades coloniais dos Estados soberanos de base territorial. O projeto articula três eixos principais: obrigações reparativas dos regimes de fronteira do Norte Global; mecanismos de exclusão racial e social nas políticas migratórias do Sul Global; e a construção de uma ética latino-americana da migração. 

Com base em abordagens normativas, críticas e decoloniais, o projeto busca produzir conhecimento teórico inovador capaz de repensar os conceitos de justiça e soberania nas fronteiras contemporâneas.

As atividades do grupo incluem reuniões quinzenais híbridas no CEIPOC/Unicamp, leituras dirigidas, debates teóricos e a elaboração de propostas de pesquisa. A participação no grupo pode abrir caminho para oportunidades futuras de bolsas Fapesp em diferentes níveis — iniciação científica, mestrado, doutorado direto e jornalismo científico — embora a participação no ciclo de formação não garanta a concessão das bolsas.

Participantes terão acesso a uma rede internacional de pesquisa, um ambiente colaborativo e formação de excelência em teoria política global, com possibilidade de ampliar suas conexões acadêmicas e profissionais.

A chamada é voltada a estudantes e pesquisadores de áreas como Ciências Sociais, Relações Internacionais, Direito e Demografia, com interesse em examinar dilemas morais e políticos relacionados às fronteiras, justiça global e pertencimento político. O perfil ideal inclui abertura ao trabalho coletivo e interdisciplinar e disposição para contribuir com uma agenda de pesquisa comprometida com a análise crítica das desigualdades coloniais e contemporâneas.

As inscrições vão até 15 de novembro e podem ser feitas pelo formulário disponível aqui,

Dúvidas podem ser enviadas para a professora Raissa Wihby Ventura pelo e-mail raissawv@unicamp.br