Pular para o conteúdo principal
Boletim

Boletim do IFCH #146 - 08 de setembro de 2025

  • Comunicação

Esta edição do Boletim destaca a chamada para a edição especial da Revista Extensão & Sociedade, dedicada à curricularização da extensão, aberta a docentes, técnicos e extensionistas de todo o país.

Também divulgamos a 4ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp, que será realizada de 23 a 26 de setembro, em formato online, com especialistas nacionais e internacionais discutindo boas práticas editoriais, inteligência artificial e estratégias de publicação científica.

Entre os próximos eventos do instituto, destacamos o IV Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu, organizado pelo GEBU, que reunirá pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior em mesas, workshops e grupos de trabalho. Outro destaque é o curso de extensão Usos e abusos da Idade Média na Contemporaneidade, promovido pelo CEDA e pelo LEME, além da roda de conversa sobre extensão organizada pelo NEPAC, e o workshop Mobilizando fronteiras das diferenças, realizado pelo Núcleo Pagu.

No espaço IFCH Público, registramos a publicação do artigo “Comparar Bolsonaro com Dreyfus é infâmia política”, de autoria do professor Fábio Querido (Departamento de Sociologia), na Ilustríssima da Folha de S.Paulo.


Chamada para submissão de manuscritos

Edição Especial - Revista “Extensão e Sociedade” INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO (2025)

A Revista Extensão & Sociedade convida docentes, técnicos, extensionistas e demais profissionais vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil a submeterem artigos para sua Edição Especial com foco na curricularização da extensão.

Com o objetivo de compartilhar relatos de experiências sobre o processo de inserção da extensão no currículo dos cursos de graduação, esta edição busca reunir vivências práticas, desafios enfrentados, estratégias adotadas e os impactos percebidos nas comunidades acadêmica e externa.

Objetivo Geral:
Socializar experiências vivenciadas nas IES brasileiras sobre a curricularização da extensão, promovendo o diálogo e o fortalecimento das práticas extensionistas no ensino superior.

Meta da Edição:
Publicar no mínimo 16 artigos de relato de experiência, envolvendo diferentes realidades e perspectivas institucionais, de forma aberta a todas as instituições do país.

Saiba mais sobre a revista Revista “Extensão e Sociedade” e informações sobre a submissão em https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/announcement/view/601



Acesse www.ifch.unicamp.br/biblioteca
Semana
 

Biblioteca Octavio Ianni divulga!

A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), a Pró-reitora de Pesquisa (PRP) e o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), através do Espaço da Escrita e do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) convidam para a 4ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp, que será realizada de 23 a 26 de setembro de 2025, com atividades em formato online.

O evento anual já faz parte do calendário da Unicamp e tem por objetivo a promoção e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas para a escrita de artigos científicos de alta qualidade e a disseminação das boas práticas em publicações. Nesta edição, o evento trará especialistas nacionais e internacionais para discutir os desafios e inovações da escrita acadêmica, com ênfase no impacto da inteligência artificial, nas boas práticas editoriais e nas estratégias de publicação científica.  

As atividades serão gratuitas e abertas à toda a comunidade Unicamp (docentes, pesquisadores, alunos e funcionários) e também aos demais interessados de outras instituições ou público em geral.

Conheça a programação completa na página do evento e inscreva-se! Esperamos por vocês!

Haverá certificado de participação.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com sbucra@unicamp.br
 


PRÓXIMOS EVENTOS


O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp recebe o IV Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu entre os dias 9 a 12 de setembro, O evento que se consolidou como espaço de articulação e aprofundamento da obra do sociólogo francês. A iniciativa é organizada pelo Grupo de Estudos em Bourdieu (GEBU) e conta com apoio do Centro de Sociologia Contemporânea e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp.
O encontro tem como objetivo fortalecer a comunidade bourdieusiana no Brasil, criando laços entre pesquisadoras e pesquisadores que utilizam a obra de Bourdieu como referência em suas investigações. A programação contempla mesas-redondas, grupos de trabalho (GTs), workshops, conferências e reuniões de pesquisa.
A abertura acontece no dia 9, às 14h, com o workshop Sociologia Geral de Pierre Bourdieu, ministrado por Fábio Ribeiro (GEBU), seguido da mesa internacional As múltiplas formas da desigualdade na mundialização: uma análise a partir da França e do Brasil, que integra a Saison France-Brésil e contará com a participação de Frédéric Lebaron (ENS Paris-Saclay), Michel Nicolau Netto (Unicamp) e Miqueli Michetti (UFPB).
Já no dia 10 serão realizadas a mesa temática Para além da Distinção: gostos, práticas culturais e classe em São Paulo, com participação de Renato Ortiz (Unicamp), Maria Celeste Mira (PUC-SP) e Edison Bertoncelo (USP), além de grupos de trabalho na Sala Multiuso. No dia 11 terá como destaque a mesa Bourdieu no Brasil, com Maria Eduarda da Motta Rocha (UFPE), Lidiane Soares Rodrigues (UFABC), Juliana Miraldi (Unicamp) e Gustavo Vieira (Unicamp), dois painéis de pesquisa na Sala Multiuso e a conferência de encerramento do dia, Feminizing central bank governance: from the pioneers to positive discrimination, ministrada por Frédéric Lebaron, no Auditório Marielle Franco. E no dia 12  será dedicado à reunião de grupos de pesquisa e às atividades demais grupos de trabalho na Sala Multiuso.
O Grupo de Estudos em Bourdieu (GEBU) foi criado em 2014 por estudantes da Unicamp, sob coordenação do professor Michel Nicolau Netto. Vinculado ao CNPq, dedica-se à investigação da obra bourdieusiana em três linhas de pesquisa: teoria e epistemologia, gosto e classe social, e intelectuais e campo do poder.
Consulte a programação completa em https://gebunicamp.wixsite.com/4eepb.

O Centro de Estudos sobre Diversidade Antiga (CEDA/IFCH) e o Laboratório de Estudos Medievais (LEME/Unicamp) promovem em setembro o curso de extensão Usos e abusos da Idade Média na Contemporaneidade, ministrado pela professora Sofia Membrado (Universidade de Buenos Aires).
A atividade terá três encontros presenciais no IFCH-Unicamp, sempre das 14h às 16h: no dia 10 de setembro, com a introdução teórico-metodológica; no dia 17, sobre a problemática das mulheres; e no dia 24, a respeito da problemática do antijudaísmo. 
O curso tem carga horária de 6 horas, oferece 30 vagas e aceita inscrições até 9 de setembro por meio deste link.
 A organização é de Néri de Barros Almeida, Diego Pereira e Arthur Rocha, integrando a programação do LEME/Unicamp.

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp realiza no dia 9 de setembro de 2025, das 14h às 16h, a roda de conversa “Reflexões sobre a extensão: aprendizados e desafios da pesquisa realizada com Organizações e Movimentos Sociais”. O encontro será realizado no NEPAC (Prédio dos Professores) e é aberto ao público interessado.
A atividade propõe um espaço de diálogo sobre os desafios e aprendizados da pesquisa em parceria com movimentos sociais e organizações, destacando como a produção de conhecimento pode se articular com práticas coletivas de transformação social. Entre as questões que nortearão a discussão estão: o envolvimento de organizações na produção de conhecimento, a articulação entre pesquisa e ação política, os desafios de pesquisar movimentos dos quais o pesquisador faz parte e os resultados e novos saberes produzidos a partir dessas relações.
O evento é organizado pelo NEPAC/Unicamp, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e da Coordenadoria de Eventos, Extensão e Difusão do IFCH.

O Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu promove o workshop Mobilizando fronteiras das diferenças, com Eduardo Domenech (Universidad Nacional de Córdoba/CONICET), Tanya Golash-Boza (University of California).(University of California). e Natália Corazza Padovani (Pagu/Unicamp). dia 8 de setembro a partir das 9h30. 
O encontro acontece na Sala de Defesa de Teses 1 (IFCH Unicamp) e será dedicado à apresentação e discussão de pesquisas de mestrado e doutorado em andamento sobre controle de fronteiras, mobilidades transnacionais e urbanas, práticas de confinamento de populações e migrações, articuladas a uma perspectiva interseccional de gênero.
As inscrições estão abertas até 2 de setembro de 2025 pelo e-mail exppagu@unicamp.br. As propostas devem ser enviadas em PDF, com resumo de até 20 linhas, contendo título, minibiografia da/o proponente e palavras-chave.
Haverá emissão de certificado aos participantes.

IFCH PÚBLICO


O professor Fábio Querido, do Departamento de Sociologia, publicou artigo na Ilustríssima da Folha de S.Paulo: "Comparar Bolsonaro com Dreyfus é infâmia política". No texto, ele contrapõe a imagem grotesca do ex-presidente à figura de Dreyfus, capitão francês transformado em símbolo dos oprimidos.
O texto de Fábio Querido pode ser lido em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/09/comparar-bolsonaro-com-dreyfus-e-infamia-politica.shtml.