
IV Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp recebe o IV Encontro de Estudos em Pierre Bourdieu entre os dias 9 a 12 de setembro, O evento que se consolidou como espaço de articulação e aprofundamento da obra do sociólogo francês. A iniciativa é organizada pelo Grupo de Estudos em Bourdieu (GEBU) e conta com apoio do Centro de Sociologia Contemporânea e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp.
O encontro tem como objetivo fortalecer a comunidade bourdieusiana no Brasil, criando laços entre pesquisadoras e pesquisadores que utilizam a obra de Bourdieu como referência em suas investigações. A programação contempla mesas-redondas, grupos de trabalho (GTs), workshops, conferências e reuniões de pesquisa.
A abertura acontece no dia 9, às 14h, com o workshop Sociologia Geral de Pierre Bourdieu, ministrado por Fábio Ribeiro (GEBU), seguido da mesa internacional As múltiplas formas da desigualdade na mundialização: uma análise a partir da França e do Brasil, que integra a Saison France-Brésil e contará com a participação de Frédéric Lebaron (ENS Paris-Saclay), Michel Nicolau Netto (Unicamp) e Miqueli Michetti (UFPB).
Já no dia 10 serão realizadas a mesa temática Para além da Distinção: gostos, práticas culturais e classe em São Paulo, com participação de Renato Ortiz (Unicamp), Maria Celeste Mira (PUC-SP) e Edison Bertoncelo (USP), além de grupos de trabalho na Sala Multiuso. No dia 11 terá como destaque a mesa Bourdieu no Brasil, com Maria Eduarda da Motta Rocha (UFPE), Lidiane Soares Rodrigues (UFABC), Juliana Miraldi (Unicamp) e Gustavo Vieira (Unicamp), dois painéis de pesquisa na Sala Multiuso e a conferência de encerramento do dia, Feminizing central bank governance: from the pioneers to positive discrimination, ministrada por Frédéric Lebaron, no Auditório Marielle Franco. E no dia 12 será dedicado à reunião de grupos de pesquisa e às atividades demais grupos de trabalho na Sala Multiuso.
O Grupo de Estudos em Bourdieu (GEBU) foi criado em 2014 por estudantes da Unicamp, sob coordenação do professor Michel Nicolau Netto. Vinculado ao CNPq, dedica-se à investigação da obra bourdieusiana em três linhas de pesquisa: teoria e epistemologia, gosto e classe social, e intelectuais e campo do poder.
Consulte a programação completa em https://gebunicamp.wixsite.com/4eepb.