Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Talita Nayla Carmona Marcheti Martins
Título: Protagonistas nos estudos escolares? Um estudo sobre o lugar das crianças e dos adolescentes no ensino de História
Aluna: Talita Nayla Carmona Marcheti Martins
Programa: PROFHISTÓRIA
Data: 29/08/2025 às 15h00
Local: Sala de Teses 1 - IFCH/UNICAMP
Membros da banca:
Prof. Dr. Arnaldo Pinto Jr (FE/UNICAMP)
Profa. Dra. Maria Aparecida Cabral (UERJ)
Prof. Dr. Maicon Escorsi Valério (FE/USP)
Esta dissertação tem como objetivo investigar de que forma crianças e adolescentes podem ser reconhecidos como sujeitos históricos e sociais no ensino de História, com foco na análise crítica da formulação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parte-se da hipótese de que a história escolar brasileira tem sido marcada por uma experiência adultocêntrica, que marginaliza as experiencias e saberes infantos-adolescentes tanto na definição dos conteúdos quanto nas práticas pedagógicas. Ainda que a BNCC proponha uma formação “atual” e “inovadora”, voltada à cidadania e a valorização do protagonismo juvenil, sua organização curricular revela contradições e silenciamentos, especialmente em relação à diversidade de sujeitos e vivências. A pesquisa articula contribuições da Sociologia da Infância, dos estudos sobre educação e das abordagens historiográficas que reconhecem a infância como construção social. A análise documental da BNCC é acompanhada por uma reflexão sobre os obstáculos para a inserção efetiva de crianças e adolescentes nos processos de ensino e aprendizagem no componente curricular de História, com o intuito de contribuir com práticas que reconheçam estudantes como sujeitos ativos na construção do conhecimento. Esta dissertação defende a necessidade de um ensino de História mais dialógico, plural e comprometido com o reconhecimento das múltiplas infâncias e adolescências.
Palavras-chave: Ensino de História; BNCC, adultocentrismo, protagonismo; currículo escolar, Educação Básica; crianças e adolescentes;