Cerimônia de posse da nova da diretoria do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Data da publicação: ter, 20/07/2021 - 17h50min

A cerimônia virtual de posse da nova diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, professora Andréia Galvão, e do diretor-associado Michel Nicolau Netto, será realizada dia 22 de julho, às 15 horas, no canal do IFCH Unicamp, com a presença do Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Antonio José de Almeida Meireles. 

A chapa eleita para a direção do instituto, que terá mandato pelo quadriênio 2021-2025, foi escolhida pela consulta à comunidade do IFCH, e posteriormente aprovada pela Congregação do Instituto e pelo Reitor da Unicamp. Em sua carta-programa, a chapa eleita declara defender do obscurantismo e do autoritarismo as ciências humanas e o conhecimento científico produzido nesse campo. "Os ataques sistemáticos à ciência, à universidade pública, à democracia e aos direitos de cidadania nos atingem de modo particular. Além de resistir aos cortes no financiamento à educação e à pesquisa impostos por uma política neoliberal, precisamos resistir às perseguições, à censura, à violência, bem como a cada tentativa de negar, obstruir e destruir o pensamento crítico e reflexivo".

A nova direção do IFCH Unicamp também entende ser necessário que o instituto preserve e amplie condições para realizar plenamente seu potencial no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, e para isso é fundamental garantir que toda a comunidade tenha um ambiente de trabalho e convívio democrático, inclusivo, participativo, livre de qualquer forma de preconceito e assédio e propício à produção acadêmica de excelência. "A defesa da relevância das Ciências Humanas diante dos desafios atuais nos impõe um diálogo permanente com a sociedade, bem como a recusa de parâmetros e princípios alheios àquilo que nos define como um conjunto de saberes diverso dos demais campos de conhecimento", afirmam Andréia Galvão e Michel Nicolau Netto na carta-programa. "Pretendemos, em nossa gestão, estreitar nossas relações com a comunidade acadêmica e com a sociedade, atuando nos diferentes espaços institucionais, internos e externos à universidade, de modo a valorizar nosso papel na produção de conhecimento e de políticas que contribuam para a construção de uma sociedade democrática e menos desigual". 

A íntegra da carta-programa da nova gestão da direção do IFCH Unicamp pode ser consultada aqui.

Andréia Galvão é formada em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, com mestrado em Ciência Política (1996) e doutorado em Ciências Sociais (2003), defendidos na mesma instituição. Entre 2004 e 2008 foi professora substituta do Departamento de Ciência Política, e entre 2008 e 2009 atuou como professora de Sociologia da Universidade Federal de São Paulo. Em julho de 2009 regressou ao Departamento de Ciência Política do IFCH Unicamp. Em 2019 foi aprovada no concurso de Livre-docência da universidade.

Já o professor Michel Nicolau Netto é bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Unicamp realizou o Mestrado em Sociologia (2007), em seguida continuou os estudos no Doutorado em Sociologia, com estágio na Humboldt Universität de Berlim (2012). Desde 2013 é professor do Departamento de Sociologia do IFCH Unicamp.