Pular para o conteúdo principal
Ideias

Festival de Ideias 2025

  • Comunicação

O Festival de Ideias 2025 será realizado na Unicamp, no dia 6 de novembro, reunindo pesquisadores, formuladores de políticas, gestores públicos, estudantes e representantes da sociedade civil para debater caminhos em torno do tema “Economia Política de um Futuro Justo e Sustentável”.

As atividades serão realizadas em diversos espaços da universidade, com parte da programação sediada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Entre os participantes estão o diretor do IFCH, Ronaldo de Almeida, o diretor associado, Sávio Cavalcante, e os professores Armando Boito e Marcos Nobre, entre outros.

O evento ocorre em um momento estratégico — às vésperas da COP30 —, quando o mundo se volta ao debate sobre transição ecológica, justiça climática e novos modelos de desenvolvimento. A programação foi desenhada para provocar o diálogo interdisciplinar e propor respostas aos dilemas do século XXI: das transformações do trabalho à crise climática, da reconfiguração do neoliberalismo às novas formas de mobilização política. O festival abordará temas como política industrial verde, redistribuição de renda, igualdade racial e de gênero, inovação, democracia econômica e cooperação internacional.

No IFCH, estão programadas três mesas temáticas:

Política e comunicação na era da pós-verdade
10h30 - Auditório Fausto Castilho
Participantes: Giovanna Vial, Dan Vockins, Nina Da Hora, André Aranha e Leandro Demori

Neoliberalismo em crise: o que vem depois?
10h30 – Auditório Marielle Franco
Participantes: Clara Mattei, Armando Boito, Samantha Ashman, Carys Roberts e Juliano Medeiros
Mediação: Pedro Paulo Zahluth Bastos (IE–Unicamp)

Mutirão solidário para um financiamento climático igualitário
15h30 – Auditório Fausto Castilho 
Participantes: Patrick Brown, Marina Bragante, Eduardo Suplicy e Camila Moreno
Mediação: Isabel Ferreira (Instituto Aya)

A programação completa do Festival de Ideias 2025 está disponível em https://transformaeconomia.org/programacao-do-festival-de-ideias-2025/.