
IFCH sedia novamente o Encontro Anual da Anpocs
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp sedia, entre os dias 22 e 24 de outubro, a etapa presencial do 49º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), um dos eventos mais importantes e tradicionais da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia no país. A programação híbrida teve início com atividades virtuais entre 15 e 17 de outubro e reúne, ao todo, centenas de mesas, simpósios e sessões especiais, mobilizando a comunidade acadêmica em torno dos grandes debates contemporâneos das ciências sociais brasileiras.
Ao longo das duas etapas, o encontro contará com dezenas de Grupos de Trabalho, Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas, sessões especiais, colóquios temáticos, premiações e atividades comemorativas que levam o selo “Anpocs 50 anos”, antecipando as celebrações do cinquentenário da associação em 2026.

Nesta edição, estarão em pauta temas centrais do cenário político e social contemporâneo, como neoliberalismo e religião, transformações sociais no Brasil, desafios da democratização, mídias digitais e política, conservadorismo e gênero, educação para as relações étnico-raciais e equidade e diversidade a partir de perspectivas negras, indígenas e quilombolas. Em comum, as discussões abordam a necessidade de enfrentar, compreender e responder aos efeitos das desigualdades políticas, culturais e sociais em um mundo em crise, com foco na construção de sociedades mais justas, democráticas e diversas.
A etapa presencial do encontro — sediada principalmente no IFCH, mas com atividades distribuídas também por outros espaços do campus — deve reunir cerca de 1.200 participantes em quase 200 atividades apenas nos três dias de evento em Campinas. A dimensão do encontro exige uma ampla mobilização da comunidade acadêmica e dos diferentes setores do instituto, como destaca Fabiano Galletti Faleiros, integrante da comissão organizadora local. “Esse é o quarto ano que o IFCH recebe o encontro, e ao longo desses anos a comunidade como um todo tem se engajado muito — não apenas alunos e professores, mas também funcionários e setores diversos, que contribuem para que o evento aconteça. É um encontro gigantesco, e para que tudo isso se realize são muitas pessoas envolvidas: o setor de eventos, a manutenção, a administração, a direção, a gráfica, a graduação e a pós-graduação. Os departamentos também colaboram, inclusive aqueles que não estão diretamente ligados às Ciências Sociais, como História e Filosofia. Todos atendem prontamente aos pedidos e ajudam a viabilizar a programação.”

Segundo Fabiano Faleiros, a preparação do encontro começa meses antes: “A gente brinca que a Anpocs é como uma escola de samba — terminou o desfile, já começa a preparação do próximo. Desde março estamos envolvidos com reservas de salas, documentações junto à Prefeitura do campus e toda a infraestrutura necessária.”
Além de mobilizar a comunidade acadêmica, o evento também tem deixado legados concretos para os espaços do IFCH, com ações de revitalização e intervenções artísticas realizadas ao longo dos últimos anos. Em 2024, por exemplo, a organização promoveu a construção de novos pergolados e a pintura dos murais do instituto, e nesta edição serão realizadas novas intervenções em áreas comuns, como banheiros e estacionamentos, contribuindo para renovar o ambiente e fortalecer o senso de comunidade.

A organização também conta com a participação ativa dos estudantes: cerca de 40 monitores, entre graduandos e pós-graduandos do IFCH, foram selecionados para atuar nas diferentes frentes do evento. “Esse envolvimento coletivo faz do encontro não apenas um espaço de debate acadêmico, mas também uma oportunidade de fortalecer laços e renovar o ambiente institucional”, completa Fabiano.
A programação completa do 49º Encontro Anual da Anpocs, com detalhes sobre todas as atividades virtuais e presenciais, está disponível no site oficial do evento: https://www.encontro2025.anpocs.org.br/programacao. Outras informações sobre inscrições, participantes e mesas temáticas podem ser acessadas em https://encontro2025.anpocs.org.br.
