
Taisa Helena Pascale Palhares
Docente
Professor Doutor II
Resumo
Professora no Departamento de Filosofia do IFCH-Unicamp e Bolsista Produtividade PQ (Nível 1C) do CNPq. Possui graduação (1997), mestrado (2001) e doutorado em Filosofia (2011) pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza estudos nas áreas de Teoria Crítica, Estética e Artes visuais, com ênfase na pesquisa sobre a fundamentação da obra de arte desde a Modernidade. Foi curadora da Pinacoteca do Estado (São Paulo) de 2005 a 2015, onde organizou diversas exposições e cursos, entre eles a mostra retrospectiva itinerante "Mira Schendel" (2013-2014), em parceria com a Tate Modern (Londres). Recebeu o Prêmio Jabuti (2011), na categoria "Livro Didático e Paradidático", pela idealização e organização do livro "Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo" (São Paulo: Cosac Naify, Imprensa Oficial, 2010). Publicou o livro "Aura: a crise da arte em Walter Benjamin" com auxílio da FAPESP (São Paulo: Editora Barracuda, FAPESP, 2006). Realizou a curadoria da exposição "Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo", com Lorenzo Mammì e Maria Betânia Amoroso, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2023). A mostra foi premiada em 2024 na categoria "Melhor Exposição Nacional - 2023" pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Foi coordenadora do GT de Estética da ANPOF (2023-2024). Autora dos livros: "Mira Schendel - Monotypes" (Colônia, Zurique: Snoeck Verlag, Hauser Wirth, 2015) e "Alberto da Veiga Guignard: Modernidade e Tradição" (Campinas: Editora da Unicamp, 2022). Fez parte do conselho de "advisors" do projeto "Latin American Artists" (New York: Phaidon Press, 2022-2023). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNICAMP e organiza o "Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte" (GEETA).
Linhas de pesquisa:
- Estética e Filosofia da Arte
- Teoria Critica
- História da Filosofia
- Teoria e Critica da Arte
Publicações mais relevantes:
Artigos:
- PALHARES, Taisa. "Bild e Abbild: algumas considerações sobre técnica e imagem em Walter Benjamin". ArteFilosofia: Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP, n.26, pp. 256-267, 2019.
- PALHARES, Taisa. Organizar o pessimismo: a exposição 'Levantes' de Georges Didi-Huberman. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, p. 221-232, 2018.
- PALHARES, Taisa. Guignard: a constituição do olhar moderno a partir da tradição europeia. Revista Peixe-elétrico, v.07, 2017.
- PALHARES, T.. Aura: experiência que procura se estabelecer ao abrigo de qualquer crise. Cadernos de Filosofia Alemã, São Paulo - SP, v. 8, p. 07-39, 2002.
Livros e capítulos de livros:
- PALHARES, Taisa. "Walter Benjamin e o anjo novo". In: Paul Klee - equilíbrio instável. Catálogo de exposição. São Paulo: Centro Cultural do Banco do Brasil, Expomus, 2019. pp. 277-283.
- PALHARES, Taisa. "Na fronteira". In: Rodrigo Andrade: pintura e matéria. Catálogo de exposição. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2017.
- PALHARES, Taisa; JOBIM, Elizabeth. "Entrevista". In: Venâncio, Paulo (org.). Elizabeth Jobim. São Paulo: Cosac & Naify, 2015. 192p.
- PALHARES, Taisa. "Nelson Felix: o hiato e o sublime na arte contemporânea". In: Freitas, Verlaine; Costa, Rachel; Pazetto, Debora (orgs.). O trágico, o sublime e a melancolia. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016. pp. 33-42.
- PALHARES, Taisa; AYERBE, Julia (org.). Nelson Felix: OOCO. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2015.
- PALHARES, Taisa. Mira Schendel - Monotypes. Cologne, Germany: Snoeck, Hauser & Wirth, 2015.
- PALHARES, Taisa. "Viver entre: a poética de Mira Schendel". In: Mira Schendel. Catálogo de exposição. São Paulo, Porto: Pinacoteca do Estado, Museu Serralves, 2014.
- PALHARES, Taisa. 'Living in between: Mira Schendel's poetics". In: Mira Schendel. Catálogo de exposição. London: Tate Publishing, 2013.
- PALHARES, Taisa. (org.). Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, Imprensa Oficial, 2010. 240p.
- PALHARES, Taisa. "Walter Benjamin: teoria da arte e reprodutibilidade técnica". In: Nobre, Marcos (org.). Curso Livre de Teoria Crítica. Campinas: Papirus, 2009.
- PALHARES, Taisa. "As energias da embriaguez: experiência aurática e inconsciente óptico". In: Damião, Carla; Couto, Edvaldo (orgs.). Walter Benjamin: formas de percepção estética na Modernidade. Salvador: Quarteto Editora, 2008. pp. 239-253.
- PALHARES, Taisa. Aura. A crise da arte em Walter Benjamin. 1. ed. São Paulo: Editora Barracuda/ Fapesp, 2006. v. 01. 142p.
Grupos de pesquisa:
- Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte (GEETA). (Responsável)
- Carnaúba: Centro de Pesquisa em Psicanálise, Estética e Teoria Crítica do IFCH-UNICAMP.
Eventos:
- II JORNADA DE FILOSOFIA, ARTE E ESTÉTICA. Local: IFCH, UNICAMP. DATA: 18 a 20 de setembro de 2019.
- Coorganização e participação no debate de relançamento do livro "Walter Benjamin e os cacos da história" de Jeanne Marie Gagnebin. Local: IFCH- UNICAMP. Data: 06/06/2019.
- I JORNADA DE FILOSOFIA, ARTE E ESTÉTICA. Local: IFCH - UNICAMP. Data: 27 a 29 de agosto de 2018.
- Coorganização do curso livre "Arte, filosofia e crítica do progresso". Local: IFCH-UNICAMP. Data: Abril a junho de 2018.
- Curadora da exposição retrospectiva "Rodrigo Andrade: pintura e matéria (1983-2014)". Local: Estação Pinacoteca, São Paulo. Data: dez/2017 a março/2018.
- Assessora ad hoc para orientação de TCC do curso de extensão de Ensino de Filosofia no Ensino Médio da UNIFESP (Campus Guarulhos) dentro do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB-CAPES), de outubro a dezembro de 2018.
- Coorganização do Seminário "Georges Didi-Huberman: reverberações de suas ideias". Local: IA, IEL e IFCH - UNICAMP. Data: 22 a 23 de novembro de 2016.
- Exibição e discussão sobre o filme "Fome" de Cristiano Burlan. Debatedor: Prof. Alex Sandro Calheiros de Moura (DF-UNB). Local: IFCH - UNICAMP. Data: 09/2016.
- Palestra-performance "Família Tobias - Aula ficção" com Ricardo Lísias. Local: IFCH - UNICAMP. Data: 05/2016.
Orientandos
Mestrado:
- Isabela de Oliveira Salinas. “Modernidade e classicismo na obra de Amadeo Modigliani”. Bolsa CAPES. Concluído (2019).
- Bruna Franco Diaz Batalhão. “Autonomia e negatividade na Teoria Estética de Adorno”. Bolsa CAPES. Concluído (2020).
- Alberto José Colosso Sartorelli. “Adorno e a pintura: mapeamento e definição de parâmetros críticos”. Bolsa FAEPEX. Concluído (2019).
- Fernanda Carolina Santos Ramos. “A teoria materialista da cultura de Walter Benjamin”. Bolsa CAPES. Concluído (2020).
Doutorado:
- João Felipe Lopes Rampim. “Tatilidade, experiência e arte em Walter Benjamin”. Bolsa CNPq. Início em 2018.
- Juliana Siqueira Franco. “Gilda de Mello e Souza e a "estética pobre"”. Bolsa CAPES. Início em 2019.