Pular para o conteúdo principal
https://extecult.proec.unicamp.br/evento/60/inscrito/novo

Fórum Permanente: Arqueologias do Contemporâneo – estudos de materiais dos séculos XX e XXI

  • Comunicação
  • Eventos

No dia 21 de outubro, o Centro de Convenções da Unicamp recebe o Fórum Permanente: Arqueologias do Contemporâneo – estudos de materiais dos séculos XX e XXI, encontro que propõe reunir pesquisadoras, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em refletir sobre as metodologias, avanços e desafios relacionados ao estudo de materiais do período contemporâneo. O evento abordará temas que atravessam a arqueologia, a história, a antropologia, as artes, as políticas de patrimônio e memória e a análise de objetos, destacando a importância desses materiais para a preservação do patrimônio cultural e para os debates sobre memória e justiça social.

A programação se inicia às 9h com a abertura oficial, seguida da conferência "Transmutações latinas: arqueologias têxteis, imagens precárias e o devir deserto para raquear memórias do impossível", com Guih Landim, Déh Dullius e Vicenta Perrotta, do Ateliê TRANSmoras e Coletivo Turvo. Às 11h, a mesa "Interface da Arqueologia com os Estudos de Cultura Material" reunirá Tânia Manuel Casimiro (Universidade de Stirling), Aline Vieira de Carvalho (Unicamp) e Camilla Agostini (Unicamp/UERJ/IMAS) para discutir perspectivas metodológicas e teóricas.

No período da tarde, o Fórum segue com duas mesas temáticas sob o título "Arqueologias sem lei". A primeira parte, às 14h, inclui apresentações sobre saberes ceramistas tradicionais, o impacto arqueológico dos objetos trazidos pelo mar e reflexões sobre abandono e envelhecimento. Já a segunda parte, a partir das 15h30, aborda vestígios materiais da repressão política no antigo DOI-CODI/SP, a materialidade do Carandiru e práticas ligadas ao comércio ilegal de maconha no Rio de Janeiro.

Organizado por Aline Vieira de Carvalho (NEPAM/Unicamp), Camila Agostini (Unicamp/UERJ/IMAS) e Fernanda Lima (UFMG/NEPAM/Unicamp), o evento pretende ampliar o debate sobre as formas pelas quais os objetos e materiais recentes se tornam fontes fundamentais para compreender processos históricos, sociais e políticos do presente.

As inscrições  podem ser realizadas pelo link https://extecult.proec.unicamp.br/evento/60/inscrito/novo.