Pular para o conteúdo principal
Poster

"CONVERSAS NO LAR - Patrimônio gospel: a economia cultural de um conceito híbrido"

  • Departamento Antropologia
  • Eventos
  • Programa de Antropologia Social
IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Rua Cora Coralina, 100 | Campinas - SP

"CONVERSAS NO LAR - Patrimônio gospel: a economia cultural de um conceito híbrido"

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH-Unicamp) promoverá, em 28 de agosto de 2025, a palestra "CONVERSAS NO LAR - Patrimônio gospel: a economia cultural de um conceito híbrido", com a presença de Timothy Byram (Universidade de Harvard), a realizar-se às 10h, no auditório Marielle Franco do IFCH, com transmissão online.

Essa apresentação traça a emergência recente de um novo cruzamento da gestão oficial da cultura: patrimônio nacional imaterial e expressões coletivas de cunho evangélico. Do nível municipal até o federal, começaram a proliferar leis e projetos que consagram a música e a “cultura gospel” como patrimônio imaterial, protegido e promovido pelo Estado. Tais projetos contribuem para o esforço político-religioso de espalhar a presença evangélica na paisagem, alinhado com ambições de nacionalismo cristão e teologia do domínio. No entanto, eles destoam destas num sentido importante: ao invés de lançar mão da linguagem de conquista do mundo, projetos de patrimônio gospel fazem apelo ao seu lugar dentro de um quadro intrinsecamente plural da diversidade brasileira como justificativa de sua existência. Esta apresentação examina como o trajeto histórico do conceito de patrimônio imaterial transita de uma ferramenta de representatividade minoritária ao seu lugar contemporâneo de disputa majoritária, situando o patrimônio gospel como um enquadramento novo na evolução constante da laicidade brasileira.

Timothy Byram é um aluno de doutorado na Universidade de Harvard, no Comitê para o Estudo da Religião e Departamento de Línguas e Literaturas Românicas. É mestre em História do Cristianismo pela Universidade de Yale. Suas pesquisas combinam métodos históricos e etnográficos para examinar como as transformações religiosas afetam a política da cultura nas Américas, principalmente no Brasil e no Caribe Hispano. No Brasil, está vinculado com o CEBRAP e é bolsista do programa Fulbright-Hays. Em Harvard, possui vínculo com o Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas e o Harvard Mellon Instituto Urbano. Atualmente, está completando sua pesquisa de tese no Brasil sobre os processos religiosos de legitimação de autoridade social e política.

Qual imagem exibir?
Imagem da Noticia