Essa pesquisa busca trabalhar com a memória da experiência puritana produzida no século XIX por meio da análise de pinturas históricas. Neste período, foram produzidos quadros que retratavam a experiência dos peregrinos ao chegarem à Nova Inglaterra, no século XVII. Elas estavam em diálogo com a tentativa da construção de uma memória nacional que buscava encontrar neste passado as raízes que identificassem os verdadeiros americanos. Esta memória recupera e reforça aspectos políticos e religiosos que aparecem como representações nas pinturas analisadas e nos textos do século XVII, em que os pintores se espelhavam para produzir suas obras. Por meio da análise de nossa documentação, procuramos pensar que aspectos seriam reafirmados pelos americanos ao escolherem este passado e estas representações, e quais princípios são afirmados ao optar-se pelos pais peregrinos e pelo Thanksgiving como modelo de fundação, em detrimento de outros. A combinação entre a memória religiosa e política nos Estados Unidos daria origem a uma religião civil institucionalizada. O que pretendemos com nosso trabalho é pensar que aspectos deste passado colonial específico colaboram para a construção de uma memória nacional, calcada nesta religião civil, por meio da análise de representações iconográficas.
Comentar