Teoria da imagem e ciência da cultura: os fragmentos de Aby Warburg

Este texto é o resultado final de uma pesquisa de doutorado que se debruçou sobre o pensamento de Warburg com o intuito de mapear e delinear suas principais questões teórico-metodológicas, sua constante tentativa de auferir rigor e sistematicidade conceitual à sua teoria da imagem. No centro de nossa reflexão encontra-se, portanto, essa importante dimensão de seu pensamento, cujo desenvolvimento apresenta elementos fundamentais para uma compreensão mais profunda das questões que se colocam em sua obra histórico-artística.

Com esse fim em vista, este trabalho se concentrou sobre um escrito específico de Warburg, os Fragmentos fundamentais. Com efeito, o estudo dessa fonte permite uma compreensão ampliada de conhecidos temas, bem como a descoberta de novas conexões e referências. O objetivo foi elaborar uma análise de sua teoria da arte e de sua ciência da cultura a partir da indicação de suas principais questões, da reconstrução de suas referências, horizonte conceitual e da correlação de seus esquemas e aforismas com os ulteriores desenvolvimentos de sua obra. A intenção jamais poderia ser esgotar as possibilidades investigativas que se apresentam com uma fonte tão rica e densa como os Fragmentos fundamentais, mas, tão somente, apresentar um caminho, um norte diante de suas complexas e enigmáticas passagens. Esta pesquisa procurou, de igual forma, contribuir com o movimento de recepção e tradução da obra de Warburg em nosso país. Dentro desse escopo, o apêndice ao final do texto apresenta a primeira versão em português dos fragmentos.

Data da defesa: 
sexta-feira, 4 Novembro, 2022 - 14:00
Membros da Banca: 
Luiz Cesar Marques Filho - Orientador (UNICAMP)
Cássio da Silva Fernandes (UNIFESP)
Gabriel Ferreira Zacarias (UNICAMP)
Patricia Dalcanale Meneses (UNICAMP)
Norval Baitello Junior (PUC-SP)
Programa: 
Nome do Aluno: 
Serzenando Alves Vieira Neto
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses