TEMPORALIDADES, ESCRITA E FEMININO: AS NARRATIVAS VIATICAS DE ADÉLE TOUSSAINT-SAMSON E SIMONE DE BEAUVOIR

Nesta tese proponho analisar a escrita viatica de duas autoras francesas significativamente distantes entre si, são elas, Adèle Toussaint-Samson (1826-1911) e Simone de Beauvoir (1908-1986). A primeira viajante esteve no país na segunda metade do século XIX e morou aqui por doze anos (1849/50-1872). Ao longo de sua estadia realizou diversas viagens pelos arredores do Rio de Janeiro assim como conheceu os costumes e as tradições locais; experiências que compõem o livro de sua autoria, Uma parisiense no Brasil, lançado em 1883 tanto na França quanto no Brasil. Simone de Beauvoir, por sua vez, viaja ao país em agosto de 1960 e retorna à França dois meses depois. Os lugares e as personalidades descobertas no curto período em que esteve aqui, aparecem descritos na sua autobiografia intitulada A força das coisas (1963). Apesar de ambas as autoras terem trajetórias de vida e experiências pessoais diferentes e se inscreverem em temporalidades distintas, se cruzam a partir de seus relatos sobre o Brasil, dos enquadramentos éticos e estéticos utilizados em suas narrativas viaticas, bem como em razão de serem mulheres-escritoras. Minha intenção é, portanto, investigar os filtros conceituais, eventos históricos, projetos políticos, discussões de gênero e intencionalidades das obras que atravessam as suas formas de ver-olhar e narrar o Brasil. De modo a interrogar, por fim, se em seus textos poderíamos identificar semelhanças e/ou especificidades inerentes a uma escrita viatica de autoria feminina.

Data da defesa:
quinta-feira, 20 Abril, 2023 - 14:00
Membros da Banca:
Maria Stella Martins Bresciani - Orientadora (UNICAMP)
Amilcar Torrão Filho (PUC-SP)
Jacy Alves de Seixas (UFU)
Raquel Gryszczenko Alves Gomes (UNICAMP)
Laurent Olivier Vidal (Universidade de La Rochelle)
Programa:
Nome do Aluno: