Este trabalho propõe um estudo da trajetória do grupo Teatro Oficina a partir da sua relação com a censura, consecutivamente, é traçada uma análise da cena teatral na cidade de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1960. Desse modo, a pesquisa busca compreender a formação do grupo Oficina, ainda no período democrático, e o seu desenvolvimento na cena teatral paulista concomitante ao processo de renovação do teatro, quando a cena amadora e profissional era estimulada por meio das políticas de incentivo ao teatro. O trabalho também visa refletir sobre a censura aplicada nas produções do Oficina, para tanto, estabelece-se uma leitura etnográfica da censura ao realizar um estudo de caso em torno da peça Os Inimigos, de Gorki, encenada em 1966 pela companhia teatral estudada. Neste quadro marcado por tensões culturais, a companhia de José Celso criou mecanismos estéticos, teóricos e artísticos para responder aos atos censórios, rompendo com o teatro tradicional e assumindo uma posição engajada em diálogo com a realidade nacional do período. As fontes que possibilitaram a análise foram os documentos da censura do fundo Miroel Silveira no Arquivo Público do Estado de São Paulo, a imprensa do período, bem como a documentação do fundo Teatro Oficina depositada no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
TEATRO E TENSÕES CULTURAIS EM SÃO PAULO NOS ANOS 1950 E 1960: OS PRIMEIROS ANOS DO TEATRO OFICINA E A CENSURA.
Data da defesa:
quarta-feira, 30 Junho, 2021 - 09:00
Membros da Banca:
Prof. Dr. Rodrigo Camargo de Godoi (IFCH/UNICAMP) - Orientador
Dr. Rodrigo de Freitas Costa (UFTM) - Membro Titular
Dra. Lis de Freitas Coutinho (USP) - Membro Titular
Profa. Dra. Raquel Gryszczenko Alves Gomes (IFCH/UNICAMP) - Membro Suplente
Dra. Glaucia Cristina Candian Fraccaro (PUCC) - Membro Suplente
Programa:
Nome do Aluno:
Lúcio Manoel Bonfanti Arantes
Sala da defesa:
Integralmente à distância