Tarsila Global: Releituras de sua obra

O presente trabalho tem por objetivo analisar a partir das exposições Tarsila Popular (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, 2019), Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil (Museum of Modern Art-MoMA, 2018) e Tarsila Viajante (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008) a releitura do conjunto da obra de Tarsila do Amaral. Parte-se da hipótese de que apesar de disporem de um conjunto próximo de obras, as referidas mostras constituem-se como discursos distintos. Nesse sentido, interessa a esta investigação observar como a narrativa criada pelos grandes centros, em particular o MoMA, contrasta-se com a leitura local de seu trabalho e como estas distam entre si. Por fim, considerando os contrastes, pretende-se observar de que modo tais discursos projetam Tarsila como uma artista global.

 

Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/6d67bc72-d376-45bd-a9e9-5eafdd4ba600

Data da defesa: 
sexta-feira, 6 Novembro, 2020 - 17:00
Membros da Banca: 
Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias (IFCH / UNICAMP) - Orientador
Dr. Vinicius Pontes Spricigo (UNIFESP) - Membro Titular
Dra. Fernanda Ferreira Marinho Camara (UNIFESP) - Membro Titualar
Profa. Dra. Luana Saturnino Tvardovskas (IFCH / UNICAMP) - Suplente
Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni (USP) - Suplente
Programa: 
Nome do Aluno: 
Nerian Teixeira de Macedo de Lima
Sala da defesa: 
Integralmente à distância