Sob o Olhar da Esfinge - Federico Zeri, Connoisseurship e Fotografias

Este trabalho visa investigar e problematizar elementos da ação do connoisseur em paralelo com as implicações do advento da fotografia di riproduzione. Para tanto, discorreremos sobre Federico Zeri, figura de fundamental relevância na história da arte italiana, e a constituição de sua reconhecida fototeca, um dos mais destacados esforços de preservação cultural e constituição de um instrumental comparativo no âmbito pictórico europeu. Sob estas questões, visa-se inquirir como a emergência de uma nova semântica da fotografia di riproduzione, derivada da nascente linguagem fotográfica inaugurada no séc. XIX, responde ao contato com as técnicas tradicionais vinculadas à figura do connoisseur. Assim, implica-se que a riproduzioni in fotografia, tecida no debate entre sua posição exclusivamente documental ou como elemento autônomo e de apreciação estética própria, conduz ao surgimento de aspectos não evidenciados no debate da teoria fotográfica. Mediante a avaliação do sentido e uso da fotografia di riproduzione na trajetória de Zeri, pretende-se notabilizar como este aparente instrumento conduz a alterações em seu processo de atribuição e para seu julgamento estético, além de deslocamentos das perspectivas tradicionais do olhar. Ao fim, a emergência de tais questões provocariam mudanças de causalidades e julgamentos valorativos que transbordariam a esfera restrita do connoisseur, podendo alcançar uma percepção mais ampliada do público artístico.

Data da defesa: 
quinta-feira, 25 Fevereiro, 2021 - 20:00
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Patricia Dalcanale Meneses (Presidente) (Orientador)
Dra. Ana Gonçalves Magalhães (USP) (Membro)
Dr. Luiz Cesar Marques Filho (IFCH/UNICAMP) (Membro)
Profa. Dra. Iara Lís Franco Schiavinatto (IFCH/UNICAMP) (Suplente)
Dr. Alexandre Ragazzi (UERJ) (Suplente)
Programa: 
Nome do Aluno: 
Kevin Luis Damásio
Sala da defesa: 
Integralmente à distância