A partir da influência das correntes historiográficas modernas, as quais vigoraram até meados do século XX, a História de Roma se consolidou com pontos de vistas masculinizantes, os quais atestavam a predominância do patriarcado nessa sociedade. Nesse sentido, fontes de natureza diversa eram estudadas com foco na busca de personagens masculinos de proeminência, relacionados ao campo político e militar, de modo que as mulheres eram omitidas das narrativas. Todavia, as renovações teórico-metodológicas que atingiram as Ciências Humanas no referido século, impuseram a construção de saberes que contemplassem indivíduos, temas e fontes mais abrangentes para a compreensão do passado. Foi a partir desse momento, e da abertura de diálogo com as epistemologias feministas e de gênero, que as mulheres começaram a ser estudadas. Sobretudo com o apoio das fontes materiais, houve uma revisão dos papéis desempenhados por essas personagens ao longo da história, que passaram a ganhar destaque desde então, fazendo com que as produções historiográficas sobre as mulheres avançassem nas últimas décadas. Em vista disso, analisamos uma seleção de pinturas parietais provenientes do sítio arqueológico de Pompeia com representações de mulheres, a fim de demonstrar suas atuações nos meios cultural, religioso, artístico, social, profissional e familiar. A pesquisa se voltou a deixar claros os protagonismos femininos na sociedade romana, sobretudo durante o período imperial, e contribuir para a consolidação de uma história das mulheres cada vez mais plural. Durante a análise, foram observadas como foram representadas as gestualidades, as vestimentas, as expressões femininas, bem como a interação com os personagens e demais elementos presentes nas cenas. Isso porque, tais elementos atuam na construção e na performance dos gêneros em meio a uma sociedade, tendo como consequência a consolidação de subjetividades e o reforço das relações de poder. Ademais, foi realizado um catálogo de imagens, a fim de melhor organizar as informações sobre as pinturas, e estruturar a visualização das conclusões obtidas.
Representações femininas: protagonismos, subjetividades e sociedade nas pinturas de Pompeia.
Data da defesa:
quinta-feira, 3 Fevereiro, 2022 - 09:30
Membros da Banca:
Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari (Presidente) (Orientador) - IFCH/UNICAMP
Dra. Marina Regis Cavicchioli (UFBA) - Membra Titular
Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa (USC) - Membra Titular
Dra. Roberta Alexandrina da Silva (UNICAMP) - Membra Suplente
Dr. Tobias Vilhena de Moraes (UNICAMP) - Membro suplente
Programa:
Nome do Aluno:
Gabriela Isbaes
Sala da defesa:
Integralmente à distância