AS RELÍQUIAS DO LIXÃO: MULHERES CATADORAS E O ENGENHOSO TRABALHO DE COOPERAR E RESISTIR

Mulheres catadoras são cerca de 80% dos trabalhadores nas cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis no Brasil. Por que elas são maioria e quais as condições de trabalho e de vida dessas mulheres? De que maneira gênero, pobreza e trabalho associado se relacionam com a precarização e a divisão sexual do trabalho? Como funciona o trabalho cooperativado/associado dos catadores de materiais recicláveis organizados por uma maioria de mulheres, sendo elas majoritariamente pobres, negras e sem escolarização? Estas são as questões que norteiam a presente pesquisa. Para tentar respondê-las realizamos um estudo de caso na Cooperativa Acácia, em Araraquara/SP, e analisamos o modelo de organização do trabalho, observando o cotidiano das relações e escutando as histórias de vida das cooperadas, por meio da metodologia de história oral e da observação participante. Para ampliar a questão, utilizamos também dados quantitativos e qualitativos de outras cooperativas da região. O conjunto da pesquisa sugere que as mulheres catadoras organizam o trabalho cooperado através de um modelo doméstico-produtivo e que elas lidam com a exclusão econômica e social por meio de redes de proximidade e do empoderamento e politização das lideranças.

Data da defesa:
sexta-feira, 25 Agosto, 2017 - 17:00
Membros da Banca:
Prof. Dr. Valeriano Mendes Ferreira Costa - Presidente
Profa. Dra. Márcia de Paula Leite - Titular
Profa. Dra. Angela Maria Carneiro Araújo - Titular
Profa. Dra. Maria Orlanda Pinassi - Titular
Profa. Dra. Fabiana Cristina Severi - Titular
Profa. Dra. Arlete Moysés Rodrigues - Suplente
Profa. Dra. Lucia da Costa Ferreira - Suplente
Profa. Dra. Camilla Marcondes Massaro - Suplente
Nome do Aluno:
Camila Capacle Paiva
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.