O objeto de estudo desta pesquisa são as pinturas representando as Quatro Estações que Eugène Delacroix (1798-1863) executou para o industrial e colecionador alsaciano Frédéric Hartmann (1822-1880), entre os anos de 1856 e 1863. O artista morreu antes de entregá-las ao comitente e as telas permaneceram inacabadas. Na primeira parte é proposta uma análise iconográfica e técnica da série, em que se reflete sobre a sua relação com a tradição visual ligada ao tema e com outras obras do artista, debatendo-se também a questão do inacabado no âmbito do seu processo de criação. A segunda parte reconstitui a história da encomenda, seu significado no contexto da coleção de Hartmann e da cultura da época, ligado especialmente ao grande desenvolvimento, no período, da indústria têxtil francesa.
As Quatro Estações Hartmann de Eugène Delacroix
Data da defesa:
quinta-feira, 24 Outubro, 2019 - 18:00
Membros da Banca:
Luiz Cesar Marques Filho - UNICAMP (Presidente)
Elaine Cristina Dias - USP
Gabriel Ferreira Zacarias - UNICAMP
Leticia Coelho Squeff - UNIFESP
Alexandre Ragazzi - UERJ
Programa:
Nome do Aluno:
Luciana Lourenço Paes
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp