Na esfera dos experts, o Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apresenta-se como o espaço de discussão mais representativo do tema e seus relatórios estão entre os mais debatidos. Dentre todos os relatórios de atividades lançados pelo Painel, considera-se o 4º Relatório de Atividade (2007) como um dos mais contundentes por afirmar, com alto grau de confiabilidade, a importância da ação antrópica nas dinâmicas que promovem a alteração do clima planetário e que estas transformações apresentam-se como algo “inequívoco”.
Polêmicas à parte, o fato é que os relatórios do IPCC tornaram-se referências na arena das mudanças climáticas porém, como um produto tecnocientífico, encontra-se distantes do entendimento e acesso do “grande público”. Nesse aspecto, a mídia surge como elemento central para promover a divulgação da discussão científica para a sociedade em geral. Compreendendo a ação midiática dentro da perspectiva da “amplificação social do risco”, esta pode tornar-se um instrumento que promove a percepção e difusão do risco. Assim, novas questões se apresentam ao debate, tais como de quais formas a mídia se apropria do conteúdo altamente técnico, como o relatório científico do IPCC, e o apresenta para a comunidade? Como a ciência transforma-se em produto jornalístico? Qual o olhar jornalístico sobre a produção dos laboratórios?
Desse modo, a partir das relações existentes entre três atores da chamada “arena das mudanças climáticas” - a ciência (IPCC), os meios de comunicação e o consumidor da notícia - propõe-se o uso epistemológico da Análise de Conteúdo para verificar-se como o 4º relatório do IPCC (AR4) foi apresentado no jornal de maior circulação do Brasil (Folha de São Paulo) durante os anos de 2006 e 2007 e como um tradicional programa de televisão (Fantástico), através do uso dos dados do AR4, apresentou esta temática durante o ano de 2009 na série Vozes do Clima, visando gerar um debate sobre os modos como a discussão tecnocientífica da mudança climática é assimilada pela mídia e transformada em produto de informação para o consumo da sociedade.
Comentar