As Práticas Empreendedoras e Constituição da Vida Business: Ideologia e o Novo Sentido da Precarização do Trabalho

O presente trabalho pretende a apresentação e problematização do discurso e práticas do empreendedorismo no contexto do capitalismo atual, a partir da observação da dinâmica de trabalho dos chamados “empreendedores” do Marketing Multinível (MMN). Buscamos, nessa pesquisa, analisar e problematizar a retórica e práticas propostas pela empresa que aqui chamaremos GH, que fomenta e maximiza o comportamento empreendedor em seus associados, causando rebatimentos diretos e profundos nos espaços mais privados e íntimos de seu cotidiano. Para isto, buscamos as premissas do que aqui consideramos uma ideologia do empreendedorismo e o modo como opera nesse contexto, ao analisarmos o resgate e mutação desse conceito e prática no capitalismo atual, num cenário de deterioração do ser humano que trabalha, onde as subjetividades são “capturadas” pelo capital e a precarização do trabalho e da vida, contraditoriamente, ganham sentido. Para a abordagem do empreendedorismo como fenômeno ideológico, tomamos como caminhos concepções e análises clássicas e contemporâneas relevantes sobre o tema, mas sem perder de vista a teoria marxiana como ponto central de nossas observações e análises, dado que a ideologia do empreendedorismo combinada as práticas do marketing multinível apresentam-se como uma complexa estrutura que envolve as condições materiais e subjetivas do trabalho e da vida dos sujeitos, e discursos e práticas novos e antigos que mesclam a objetividade das condições materiais com a subjetividade da fé.

Data da defesa:
sexta-feira, 28 Julho, 2023 - 10:30