A POPULAÇÃO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2017

A proposta dessa dissertação é avaliar a aplicação das políticas de educação especial no país, para tanto, foi definido como recorte temporal o período entre 2013 e 2017 sendo a população matriculada no ensino fundamental seriado a de interesse para este trabalho.

Partindo da perspectiva de que ainda que as mudanças legislativas ocorridas desde a década de 1990 tenham contribuído, e muito, para a inserção da população com deficiência/ transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no sistema escolar, a garantia de acesso não se constitui como sinônimo de permanência ou mesmo de sucesso durante a trajetória deste aluno (MACIEL, 2009), portanto, é necessário avaliar qual a qualidade da inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema e acompanhamento de seu desempenho para a avaliação dos avanços da política

Assim, para alcançar os fins propostos, este trabalho buscou analisar as características demográficas da população de interesse, sua inserção nas escolas e quais os índices de defasagem idade-série apresentados por ela em comparação aos da população sem necessidades educacionais especiais. Para uma melhor compreensão da trajetória escolar desses alunos foi aplicada também uma regressão logística para avaliar qual o impacto de determinadas características sobre o desempenho escolar dos alunos com e sem necessidades educacionais especiais.

Data da defesa: 
sexta-feira, 28 Fevereiro, 2020 - 12:00
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Joice Melo Vieira (IFCH / UNICAMP) - Orientadora
Prof. Dr. Regis Henrique dos Reis Silva (FE / UNICAMP) - Membro
Profa. Dra. Ana Silvia Volpi Scott (IFCH / UNICAMP) - Membro
Profa. Dra. Tirza Aidar (IFCH / UNICAMP) - Suplente
Dra. Ana Carolina Soares Bertho (Escola Nacional de Ciências Estatísticas) - Suplente
Programa: 
Nome do Aluno: 
Juliana Salles Madeira
Sala da defesa: 
Sala Multiuso