“O perfil do administrador que a empresa precisava”: mobilidade social, escrita de si e marcadores de diferenças na trajetória de Antônio Arantes (Salvador/BA - 1930-2009).

Esta tese analisa a trajetória de Antônio Honorato de Arantes Filho (1930-2009), um trabalhador pardo, com baixo letramento, que logrou destacado sucesso profissional, ascendendo à classe média de Salvador (BA) antes de que surgisse ali uma chamada “classe média negra”. Em 1946 ele começou a trabalhar como servente na fiação da fábrica Boa Viagem, a mesma têxtil em que sua mãe trabalhara como tecelã. Vinte anos depois, possuindo apenas o curso ginasial, Arantes recebia um dos maiores salários da fábrica e trabalhava no prestigiado setor comercial. Pouco antes de a fábrica falir, Arantes negociou – muito bem – a sua demissão e foi trabalhar no ramo da construção civil, um dos mais importantes da economia local de então, com um salário ainda maior. Pouco tempo depois ele adquiriu seu primeiro apartamento próprio. Arantes se aposentou em meados dos anos 1990, dono de dois imóveis quitados e desfrutando de uma condição financeira estável. Pouco antes de falecer, se sentiu inspirado a redigir a sua biografia, as “Memórias de um idoso no século XXI” (2006), um manuscrito inédito que, se analisado junto com outras fontes de seu acervo familiar (cartas, fotos, documentos pessoais) oferece uma visão única sobre as dinâmicas de cor, sobre seus vínculos de classe e sobre a visão que ele cultivou sobre si, tanto ao longo da vida, quanto na maturidade. A tese analisa os esforços de um trabalhador não-branco para ascender socialmente e as maneiras como ele lidou com conquistas e desafios ao longo de sua vida e se pauta no olhar a posteriori que ele lançou sobre sua trajetória e de muitas outras fontes que ampliam tal perspectiva.

Data da defesa:
sexta-feira, 22 Setembro, 2023 - 09:00
Membros da Banca:
Fernando Teixeira da Silva - Orientador (UNICAMP)
Claudio Henrique de Moraes Batalha (UNICAMP)
Ricardo Figueiredo Pirola (UNICAMP)
Antonio Luigi Negro (UFB)
John David French (Duke University)
Programa:
Nome do Aluno: