Patrícios em Rede: a interferência dos imigrantes sírio-libaneses no processo de urbanização paulistana (1887-1928)

O processo de expansão da área urbanizada do município de São Paulo teve como principal motriz a iniciativa privada, que promoveu diversas modificações na tessitura urbana ao longo do final do século XIX e início do XX. Fazer da cidade um negócio foi uma postura comum entre citadinos, criando um ambiente em que o imóvel cada vez mais se tornava rentável e possibilitava que a sociedade se estruturasse em torno dos bens de raiz. Neste período, a cidade de São Paulo passou por um processo de mudança demográfica e se colocou como um importante pólo de recepção de imigrantes, que a impactaram econômica, social e culturalmente. Dentre as colônias, se destacavam os sírio-libaneses, que por terem desde o início se consolidado nos ambientes urbanos, inscreveram diversas marcas na cidade. Portanto, a proposta de pesquisa é privilegiar o estudo da micro-história para colocar em diálogo com o processo macroscópico e territorial.. O recorte temporal e o objeto de estudo se concentram na atuação de alguns indivíduos de destaque dentro da comunidade entre os anos de 1887 e 1928. São eles: Benjamin Jafet, Nami Jafet, Basílio Jafet e Rizkallah Jorge Tahan. A análise de sua atuação permite compreender como eles participaram da produção da cidade de São Paulo e como ocorreram as possíveis escolhas destes imigrantes. As redes comerciais, industriais, de sociabilidade e benemerência que desenvolveram, a posse de terra e a construção de edificações, possuem inúmeros significados de grande relevância para a compreensão de sua inserção na sociedade e no espaço urbano paulista. Convém, pois, frisar que a análise visa interconectar o espaço social e o espaço edificado para verificar como a cidade e os indivíduos constroem uma relação de circularidade.

Data da defesa:
sexta-feira, 14 Julho, 2023 - 14:00
Membros da Banca:
Maria Stella Martins Bresciani - Orientadora (UNICAMP)
Izabel Andrade Marson (UNICAMP)
Fernando Atique (UNIFESP)
Luigi Biondi (UNIFESP)
Barbara Sue Weinstein (NYU)
Programa:
Nome do Aluno: