Paradoxos da atividade artística na narrativa de músicos denominados independentes

A pesquisa investiga as relações de trabalho na indústria cultural, mais precisamente no campo da música, por meio da análise das atividades de músicos independentes. As configurações da condição independente na produção cultural têm sido definidas principalmente pelo financiamento alternativo ao Estado. Neste estudo, contudo, a proposta é entender o independente enquanto aquele que desenvolve o seu trabalho de criação, produção, promoção e distribuição de forma autônoma às gravadoras e conglomerados do entretenimento. Olhar para a categoria profissional dos músicos pela ótica da sociologia do trabalho colabora para descortinar a realidade de uma categoria até então pouco estudada no Brasil: a do artista trabalhador empresário de si mesmo. Trata-se de não somente considerar a atividade artística como profissão, mas também enquanto expressão paradigmática das transformações do mercado de trabalho atual. A reestruturação da cadeia da música estimula a atuação dos artistas independentes. A pesquisa dedica-se, então, a entender, por meio do mercado e do Estado, mas não somente, as condições de trabalho dos músicos. Analisar as especificações que permitem desenhar uma morfologia do músico independente colabora para o debate teórico do trabalho artístico e das políticas públicas setoriais, em suas articulações fundamentais.

Data da defesa: 
quinta-feira, 23 Março, 2017 - 12:30
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Liliana Rolfsen Petrilli Segnini Presidente UNICAMP
Prof. Dr. Alexandro Henrique Paixão Membro UNICAMP
Profa. Dra. Carmen Lúcia Rodrigues Arruda Membro UNICAMP
Profa. Dra. Juliana Marilia Coli Membro UNIP
Prof. Dr. Guillermo Martín Quiña Membro Universidad de Buenos Aires
Profa. Dra. Angela Maria Carneiro Araújo Suplente UNICAMP
Profa. Dra. Andréia Galvão Suplente UNICAMP
Profa. Dra. Lia Calabre de Azevedo Suplente UFF
Nome do Aluno: 
Amanda Patrycia Coutinho de Cerqueira
Sala da defesa: 
Sala Multiuso