Nietzsche: verdade como metáfora e linguagem como dissimulação

O presente trabalho objetiva perscrutar os meandros da verdade a partir da perspectiva linguística do jovem Nietzsche e a valorização nietzscheana do conhecimento estético ou metafórico em detrimento do conhecimento lógico-discursivo-conceitual. Na Introdução, traçaremos um panorama da noção de verdade, com ênfase em sua versão correspondentista e, em seguida, apresentaremos a crítica de Nietzsche a esta visão, mostrando que o caminho construído pelo autor desemboca na arte. No primeiro capítulo, faremos um mapeamento dos textos que “circundam” o ensaio Sobre verdade e mentira no sentido extramoral, desde alguns fragmentos póstumos, passando pelos textos preparatórios a O Nascimento da Tragédia e chegando propriamente à primeira obra publicada por Nietzsche, O Nascimento da Tragédia, promovendo o trânsito entre os póstumos e a obra édita. Terminamos o capítulo com o fragmento 12 [1], que é uma espécie de ponte para o próximo passo. No segundo capítulo, faremos uma detida análise do ensaio Sobre verdade e mentira no sentido extramoral, no qual Nietzsche defende sua perspectiva de que a verdade é uma metáfora cristalizada, que o ser humano é genuinamente um criador e que os conceitos nascem porque os homens se esquecem que são criadores de metáforas, trazendo à luz a crença no conhecimento verdadeiro. Por fim, nas Considerações Finais, apontaremos que não é exclusividade das obras juvenis de Nietzsche a crítica que ele empreende à verdade e mostraremos que sua visão sobre a arte como alternativa plausível à “necessidade de verdade”, em grande medida, mantém-se em obras posteriores.

 

Data da defesa: 
segunda-feira, 30 Março, 2020 - 13:00
Membros da Banca: 
Presidente Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior IFCH / UNICAMP
Membros Titulares Dr. Yolanda Glória Gamboa Munõz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Membros Suplentes Dr. Antonio Florentino Neto Universidade Estadual de Campinas
Dr. Ângelo Marinucci Universidade Federal de Pelotas
Programa: 
Nome do Aluno: 
Matheus Henrique do Amaral Arcaro
Sala da defesa: 
Sala 14 B