A presente pesquisa é uma investigação sociológica sobre o repertório romântico da cantora Alcione durante a primeira década de sua carreira. O objetivo é compreender como a cantora negociou com a indústria fonográfica para obter e manter seu espaço dentro do mercado dos discos. Tais negociações serão analisadas a partir dos aspectos de gênero e raça, compreendendo como Alcione se colocou politicamente acerca dessas categorias identitárias em suas canções românticas. Sua trajetória musical será analisada desde São Luís até os primeiros anos de sua entrada na indústria fonográfica no Rio de Janeiro e em comparação com as trajetórias de outras cantoras de samba contemporâneas a ela. De 1979 a 1988, as canções românticas foram escolhidas pela frequência no repertório de Alcione e analisadas visando identificar de que maneira o ethos romântico lidou com as mensagens culturais sobre raça, gênero, classe e sexualidade, garantindo a entrada e a estabilidade da cantora no mercado. As conclusões apontam para a pouca politização da forma como a cantora aborda as questões de gênero e raça, em contexto com o fim do regime militar no Brasil, como estratégia para entrar e se manter no mercado fonográfico. Através da perspectiva cultural, Alcione reforça sua identidade como mulher negra, mesmo sem propor de fato um rompimento com as estruturas de poder, o mercado fonográfico e as relações de gênero e raça.
AS NEGOCIAÇÕES DE ALCIONE COM A INDÚSTRIA CULTURAL: CANÇÕES ROMÂNTICAS NOS ANOS 80.
Data da defesa:
terça-feira, 25 Março, 2025 - 14:00
Membros da Banca:
Prof. Dr. Marcelo Siqueira Ridenti (Presidente) (Orientador) - IFCH/ UNICAMP
Prof. Dr. Mario Augusto Medeiros da Silva - IFCH/ UNICAMP
Profa. Dra. Sheyla Castro Diniz - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Programa:
Nome do Aluno:
Ana Clara Naletto Xavier
Sala da defesa:
Sala de Teses I