O objetivo desse trabalho é tratar das relações entre modernidade e tradição nas obras do artista italiano Amedeo Modigliani (1884-1920) a partir da interpretação do crítico e historiador da arte Lionello Venturi. Modigliani não desfrutou de muito sucesso durante sua vida, especialmente em sua terra natal. Ocorre que, na década de 1930, o artista será recuperado no ambiente italiano enquanto artista modernista por excelência. Propomos elucidar de que modo Venturi refuta uma aproximação de Modigliani do movimento de Retorno à Ordem, com a hipótese de que essa recusa não significa uma defesa de uma tendência abstratizante por parte do artista. A compreensão de Venturi das obras do artista nos interessa na medida em que o reconhecimento de sua autenticidade parte de uma análise minuciosa dos elementos que compõe sua poética em estreita relação com sua personalidade artística. Assim, suas obras são consideradas autênticas na medida em que Modigliani soube se afastar de regras e prescrições, não renunciando a encontrar uma expressão coerente e adequada para seu modo de sentir, valendo-se tanto de elementos da tradição quanto da modernidade.
Modernidade e tradição nas obras de Amedeo Modigliani
Data da defesa:
quarta-feira, 18 Setembro, 2019 - 12:00
Membros da Banca:
Presidente Profa. Dra. Taisa Helena Pascale Palhares IFCH / UNICAMP
Membros Titulares Dra. Rosa Gabriella de Castro Gonçalves Universidade Federal da Bahia
Dra. Fernanda Ferreira Marinho Camara Universidade Federal de São Paulo
Membros Suplentes Profa. Dra. Monique Hulshof IFCH / UNICAMP
Dr. Lorenzo Mammi Universidade de São Paulo
Programa:
Nome do Aluno:
Isabela de Oliveira Salinas
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses 1