Mito e Crítica: uma interpretação da Teoria Crítica de Walter Benjamin

O objetivo dessa tese de doutorado é expor as continuidades e rupturas da crítica do mito elaborada por Walter Benjamin nas décadas de 1920 e 1930. Nesse sentido, primeiramente, será exposto como o conceito de crítica elaborado por Benjamin em Origem do drama barroco alemão se mantém o mesmo em sua obra posterior. Em seguida, será exposto como o conceito de mito se transforma durante esse período. Na década de 1920, o conceito de mito toma a forma da história natural e passa a se referir ao pressuposto de que a história é movida por uma physis demoníaca e alheia aos seres humanos, cuja origem remonta à literatura barroca do século XVII. Na década de 1930, o conceito de mito toma a forma da história cultural e passa a se referir ao pressuposto de que a história é movida por uma téchne demoníaca e alheia aos seres humanos, cuja origem remonta ao conceito de progresso do século XIX.

Data da defesa: 
sexta-feira, 10 Dezembro, 2021 - 14:00
Membros da Banca: 
Presidente Prof. Dr. Marcos Severino Nobre IFCH / UNICAMP
Membros Titulares Profa. Dra. Taisa Helena Pascale Palhares IFCH / UNICAMP
Dr. Ernani Pinheiro Chaves Universidade Federal do Pará
Dra. Carla Milani Damião Universidade Federal de Goiás
Dr. Lucianno Ferreira Gatti Universidade Federal de São Paulo
Membros Suplentes Dr. Felipe Goncalves Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dr. Ricardo Ribeiro Terra Universidade de São Paulo
Dra. Inara Luisa Marin Voirol Universidade Estadual de Campinas
Programa: 
Nome do Aluno: 
Fernando Augusto Bee Magalhães
Sala da defesa: 
Integralmente a Distância - link https://youtu.be/onbuLbaoMO8