As Máquinas do Conforto Doméstico: a divulgação dos eletrodomésticos e os discursos sobre família e moradia no Brasil (1950-1970)

A presente tese enfocou a análise sobre os eletrodomésticos articulando-a com
questões sobre a moradia e a família. A tese defendida é de que tanto quanto esses aparelhos poderiam gerar conforto para o cotidiano doméstico, também eram disseminados com discursos que reafirmavam uma antiga estrutura doméstica, espacial e social, onde o homem e mulher teriam lugares, afazeres e representações distintos e hierarquizados.

Os anos entre 1950 e 1970 foram escolhidos como centrais para esse trabalho devido a
maior difusão desses bens de consumo, e ao surgimento de novos eventos e publicações
intimamente ligados a esses produtos, como é o caso da revista Casa & Jardim, na década de 1950 e da Feira Nacional de Eletrodomésticos (UD), nos anos de 1960. O principal objeto de estudo são as propagandas de eletrodomésticos veiculadas nessas revistas com o objetivo de analisar seus discursos e suas imagens.

Além disso, na esteira das diversas formas de modernidade em voga nas décadas estudadas, foi feito um balanço sobre até que ponto a arquitetura moderna e suas concepções habitacionais podem ser produtoras de um espaço livre do conceito de família tradicional nuclear.

Data da defesa: 
sexta-feira, 1 Julho, 2022 - 09:00
Membros da Banca: 
Silvana Barbosa Rubino - Presidente (UNICAMP)
José Alves de Freitas Neto (UNICAMP)
Monica Raisa Schpun (Ècole des Hautes Ètudes en Sciences Sociales)
Sabrina Studart Fontenele Costa (Escola da Cidade - SP)
Vânia Carneiro de Carvalho (USP)
Sulamita Fonseca Lino (UFOP)
Programa: 
Nome do Aluno: 
Rafaela Cristina Martins
Sala da defesa: 
Sala Multiuso - IFCH - UNICAMP