MAPEANDO OS LIVROS DE TRAJES DO SÉCULO XVI E A LITERATURA DE MODA NO BRASIL

No universo das obras impressas do Cinquecento é possível destacar um gênero artístico-literário conhecido, na língua portuguesa, como “livros de trajes”. Tais publicações apresentavam os habitantes e os costumes de inúmeras regiões do globo, segundo uma estrutura quase científica para saciar a curiosidade a respeito da alteridade. Constituem-se, portanto, como uma “rede” interligada, cuja repetição de modelos ajudou a edificar identidades e a circular estereótipos, embora o modo como cada autor utilizou as imagens no próprio trabalho seja substancialmente divergente. A presente pesquisa busca problematizar esse conjunto de obras, das quais doze foram selecionadas para uma exame mais atento (E. Vico, F. Desprez, F. Bertelli, N. Nicolay, H. Weigel, A. Bruyn, J. J. Boissard, B. Grassi, J. Amman, P. Bertelli, A. Fabri e C. Vecellio), uma vez que um corpusiconográfico foi criadopela circulação desse conteúdo nos mais importantes centros editoriais da segunda metade do século XVI: Itália, Alemanha, Países Baixos e França. Propomos um mapeamento e uma análise reflexiva desses “atlas das aparências”: a conjuntura para o seu surgimento, as características formais de cada volume, os objetivos dos autores, a audiência almejada, entre outros. Em seguida, gostaríamos de averiguar como alguns estereótipos nacionais e tipos sociais foram construídos na Europa e para além dela. A repetição das imagens ao longo de mais de quatro décadas indica que não são criações artísticas aleatórias, mas sim uma iconografia com forte concepção e propósito por parte dos seus idealizadores. As inúmeras reedições das obras ratificam a ampla circulação desse conteúdo, não somente no período em que foram criadas, mas também nos séculos seguintes. Por outro lado, elas permanecem à margem dos estudos contemporâneos, que seguem cheios de lacunas a serem preenchidas. Criamos, portanto, uma galeria das imagens em forma de catálogo digital e elaboramos um estudo filológico dos exemplares consultados. Por fim, almejamos tratar da recepção desse material pelas gerações ulteriores, focando no seu uso pelos manuais sobre a História do vestuário disponíveis no Brasil.

Data da defesa: 
quarta-feira, 30 Maio, 2018 - 12:30
Membros da Banca: 
Luiz Cesar Marques Filho - UNICAMP (Presidente)
Patricia Dalcanale Meneses - UNICAMP
Angela Brandão - UNIFESP
Alexandre Ragazzi - UERJ
Maria Claudia Bonadio - UFJF
Programa: 
Nome do Aluno: 
Larissa Sousa de Carvalho
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp

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