"A luta também é com a caneta": usos e sentidos da universidade para estudantes indígenas

A temática do ensino superior para indígenas no Brasil tem angariado novos espaços de discussão desde as primeiras iniciativas por meio de cursos de Licenciaturas Interculturais e dos programas de Ações Afirmativas, sobretudo na última década. Esta experiência recente e em curso tem ocasionado novos debates, questionamentos e problematizado (e evidenciado) contradições e incoerências existentes na estrutura educacional e universitária do país. Esta pesquisa parte deste contexto para discutir e analisar quais os diferentes usos e sentidos da universidade para os indígenas e como suas diferenças são negociadas, impactadas e reconhecidas na universidade. Como a presença indígena Como as experiências dos estudantes indígenas são atravessadas e (re)construídas pela experiência da universidade? Como a universidade é atravessada e (re)construída pela experiência com povos indígenas? Quais as especificidades das ações afirmativas quando se trata de povos indígenas? Sobre quais diferenças estamos falando? Também procuramos identificar os impactos da relação com a universidade para as comunidades indígenas e o movimento indígena. A pesquisa tem sido desenvolvida a partir de trabalho de campo realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que desde 2008 adota um vestibular diferenciado para ingresso de povos indígenas por meio de uma etnografia multi-situada em eventos acadêmicos organizados pelos estudantes indígenas, em especial os Encontros Nacionais dos Estudantes Indígenas (ENEIs), evento anual ocorrido desde 2013 e entrevistas qualitativas para apreender a trajetória dos egressos indígenas. Propomos a reflexão da universidade como fronteira como possibilidade de compreensão de um espaço em que seja possível articular conhecimentos, experiências ao mesmo tempo em que novos marcadores de diferença são enunciados e outras possibilidades de atuação do movimento indígena por meio dos estudantes.

 

Data da defesa: 
sexta-feira, 20 Setembro, 2019 - 17:00
Membros da Banca: 
Prof Dr Jose Mauricio Paiva Andion Arruti - Presidente
Prof Dr Carlos José Ferreira dos Santos - Titular
Profa Dra Antonella Maria Imperatriz Tassinari - Titular
Profa Dra Joana Cabral de Oliveira - Titular
Profa Dra Isadora Lins França - Titular
Prof Dr Gabriel de Santis Feltran - Suplente
Profa Dra Daniele Cordeiro Motta -Suplente
Profa Dra Priscila Martins Medeiros - Suplente
Nome do Aluno: 
Juliana Jodas
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses I