O objetivo da tese é revisitar o debate pela tradição nacional argentina que se conformava na passagem do século XIX para o XX. Trata-se de recompor as articulações do periodismo criollista, que teve suas vertentes populares assiduamente desvalorizadas por projetos culturais estatais desenvolvidos no contexto do Centenário. O periodismo popular alcançou grande visibilidade por meio das revistas criollas, apesar de terem sido fortemente obliteradas no período em prol das belas letras. Preservadas em arquivos estrangeiros, como a “Biblioteca Criolla” de Robert Lehmann-Nitsche, em Berlim, e enquadradas como material de temática folclórica, foram subtraídos dessas revistas quaisquer propósitos modernos e ou tradicionais debatidos em suas páginas. A própria marca de popular que as rotulou inviabilizaria a compreensão de seus propósitos intelectuais dentre a convulsiva produção da virada de século, sendo que seu gestual foi relegado como simples objeto analítico para o cânone em construção. Portanto, oferecer visibilidade aos programas das revistas criollas, a fim de considerar seu contexto editorial e sua especificidade discursiva, é fundamental para recuperar um discurso vigente que foi obnubilado em seu potencial criativo e intelectual.
LA TRADICIÓN SE APEA: REVISTAS CRIOLLAS E INTELECTUALIDADE CRIOLLISTA NA ARGENTINA (FINAL DO SÉCULO XIX - INÍCIO DO XX)
Data da defesa:
quarta-feira, 31 Outubro, 2018 - 16:00
Membros da Banca:
José Alves de Freitas Neto (Orientador) - UNICAMP
Silvana Barbosa Rubino (UNICAMP)
Gabriela Pellegrino Soares (USP)
José Luis Bendicho Beired (UNESP)
Priscila Pereira (IFSULDEMINAS)
Programa:
Nome do Aluno:
Ivia Minelli
Sala da defesa:
Sala de Projeção do Instituto de Filosofia e Ciências Huma nas - UNICAMP
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