O tratado teórico de Giovanni Paolo Lomazzo, Ideia do templo da pintura, publicado em Milão em 1590, constitui um valioso meio para a compreensão do contexto artístico italiano da segunda metade do século XVI. Nele convergem insígnes correntes do pensamento do período e discussões no campo das artes figurativas de extrema relevância para todo o Cinquecento, resultando em uma proposta teorética singular e pioneira, na qual se verificam formulações que de certo modo se manifestam na estética, na teoria, na historiografia e na crítica artística dos séculos posteriores. Através desta obra, de uma breve análise da história de sua recepção junto à trajetória de seu autor, é possível observar as tensões sociais e culturais que envolviam os artistas e sua atividade. Em vista disso, a produção de uma tradução comentada (ainda que parcial) deste tratado acompanhada de um estudo crítico da obra - contexto de produção, recepção, Fortuna Crítica - é pertinente para o campo da História da Arte em âmbito nacional.
Idea del Tempio della Pittura (1590) de Giovanni Paolo Lomazzo. Estudo crítico da obra e tradução parcial comentada.
Data da defesa:
sexta-feira, 31 Março, 2017 - 19:30
Membros da Banca:
Prof. Dr. Luiz Cesar Marques Filho (IFCH/UNICAMP) - Orientador
Profa. Dra. Patricia Dalcalane Meneses (IFCH/UNICAMP) - Membro
Prof. Dr. Alexandre Ragazzi (UERJ) - Membro
Prof. Dr. Marcos Tognon (IFCH/UNICAMP) - Suplente
Prof. Dr. Rui Luis Rodrigues (IFCH/UNICAMP) - Suplente
Profa. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira (FFLCH/USP) - Suplente
Programa:
Nome do Aluno:
Gabriela Paiva de Toledo
Sala da defesa:
Sala da Congregação