Esta pesquisa analisa o papel do Teatro Experimental do Negro (TEN) como uma iniciativa de luta por cidadania e visibilidade negra no Brasil, delineando seu impacto através de performances teatrais, debates intelectuais e articulações políticas variadas. Liderado por Abdias Nascimento, o TEN promoveu uma nova representação da negritude nos palcos, onde os corpos negros podiam ser vistos de forma positiva e complexa, contrastando com práticas racistas, como o blackface, que marcaram a rotina do teatro nacional até então. A partir de um acervo fotográfico que inclui cenas de espetáculos, ensaios e bastidores, a pesquisa examina como essas imagens servem como testemunhos visuais das atuações e da dinâmica coletiva do grupo, destacando as estratégias de visibilidade empregadas. As fotografias revelam o empenho do TEN em construir uma identidade visual que exaltava a dignidade e a presença negra no espaço público e no ambiente artístico, registrando momentos que iam além da atuação teatral e reforçavam a autoafirmação e o pertencimento racial. Ao lado dessas imagens, o jornal Quilombo, editado pelo TEN, ampliava a visibilidade dos sujeitos negros ao divulgar não apenas rostos e corpos, mas também ideias e debates intelectuais em um contexto ainda dominado pela branquitude. As fotografias, ao serem publicadas no Quilombo e outros meios, posicionavam os artistas negros no imaginário social de maneira inovadora e potente. Conclui-se que o TEN não apenas transformou o teatro, mas também criou um novo regime de visibilidade e visualidade afrocentrado, utilizando a força das imagens para promover a dignidade e a humanidade dos corpos negros em espaços públicos de prestígio, contribuindo para a construção de outras memórias possíveis para essas pessoas e complexificando a luta por acesso a cidadania no Brasil.
Fotografia e teatro como regimes de visibilidade negra no Brasil: a experiência do Teatro Experimental do Negro (1944-1950)
Data da defesa:
segunda-feira, 16 Dezembro, 2024 - 10:00
Membros da Banca:
Iara Lís Franco Schiavinatto - Orientadora (UNICAMP)
Lucilene Reginaldo (UNICAMP)
Kléber Antonio de Oliveira Amâncio (Universidade Federal do Recôncavo Baiano)
Programa:
Nome do Aluno:
Patricia Oliveira
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP