O Feminino pelos Olhos de Demonólogos Espanhóis dos Séculos XVI e XVII

Em meio a intensas transformações políticas, econômicas e religiosas que perpassaram a Espanha dos séculos XVI e XVII, um fenômeno intrigante foi a grande perseguição às bruxas que se instaurou não somente na Península Ibérica, mas em todo o continente europeu e atingiu, majoritariamente, as mulheres. Esta pesquisa possuiu o intuito deinvestigar como a mulher e, mais especificamente, a figura da bruxa foram retratadas e constituídas dialeticamente em tratados demonológicos Católicos espanhóis. Para tanto, além de nos basearmos em um cuidadoso levantamento bibliográfico acerca do tema, procedemos à análise de um conjunto de tratados demonológicos e comportamentais, além de um manual confessional produzidos na Espanha entre os anos de 1529 e 1652. Através desse discurso particular estruturado pelos demonólogos, e levando em consideração suas especificidades, pudemos compreender mais claramente como se deu a construção teórica da bruxa; como e porque a sua existência fazia sentido dentro de uma compreensão maior da realidade e, em especial, como foi construída a sua relação pressuposta com a mulher. Assim, o estudo abarcou um corpus de seis Tratados, sendo eles quatro demonológicos (CASTAÑEGA, Martín de, Tratado de las supersticiones y hechicerías y de la possibilidad y remedio dellas, Logroño: Miguel de Eguía, 1529; CIRUELO, Pedro, Reprouacion de las supersticiones y hechizerias: Libro muy utile y necessario a todos los buenos christianos, Salamanca: Pedro de Castro, 1538 – consultada também a edição de 1551 da mesma obra, publicada na cidade de Medina del Campo pela casa editorial de Guillermo de Millis; NAVARRO, Gaspar. Tribunal de superstición ladina, explorador del saber, astucia, y poder del demonio; en que se condena lo que suele correr por bueno en hechizos, agüeros, ensalmos, vanos saludadores, malefi cios, conjuros, arte notoria, cabalista, y paulina y semejantes acciones vulgare, Huesca: Pedro Blusón, 1631; BLASCO DE LANUZA, Francisco de, Patrocinio de ángeles y combate de demonios, Real Monasterio de San Juan de la Peña: Juan Nogues, 1652), dois comportamentais (CERDA, Juan de la. Libro intitulado vida politica de todos los estados de mugeres: en el qual se dan muy prouechosos y Christianos documentos y auisos, para criarse y conseruarse deuidamente las Mugeres en sus estados, Alcalá de Henares: Biuda de Juan Gracian, 1599; MARIA, Joseph de Jesus. Primera Parte de las Excelencias y victorias de la virtud de la castidad. Alcalá de Henares: Biuda de Juan Gracian, 1601) e um manual confessional (CIRUELO, Pedro. Arte de bien confessar, assi para el confessor como para el penitente. Valladollid: Maestro Nicolas Tyerri [editor], 1534). Esperamos, com esta investigação, contribuir não apenas para uma compreensão mais acurada do fenômeno da perseguição à bruxaria, mas também para uma discussão mais ampla das questões de gênero no âmbito da primeira modernidade europeia.

Data da defesa: 
quinta-feira, 20 Fevereiro, 2020 - 17:00
Membros da Banca: 
Prof. Dr. Rui Luis Rodrigues (IFCH / UNICAMP) - Orientador
Dra. Ana Paula Torres Megiani (USP) - Membro
Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues (IFCH / UNICAMP) - Membro
Profa. Dra. Luana Saturnino Tvardovskas (IFCH / UNICAMP) - Suplente
Dr. Marcos Antonio Lopes Veiga (USP) - Suplente
Programa: 
Nome do Aluno: 
Nara Barrozo Witzler
Sala da defesa: 
Sala de Projeção