EU SEI O MEU LUGAR: RELAÇÕES DE TRABALHO E GÊNERO NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DA GLOBO FILMES

O objetivo desta tese consiste na compreensão das relações de trabalho e gênero inscritas na indústria cinematográfica brasileira contemporânea. Para tanto, faz-se necessário o entendimento dos processos de produção e lançamento de filmes de longa-metragem no circuito comercial, a partir da observação dos mecanismos de incentivo à produção, sobretudo aqueles que envolvem recursos públicos, especialmente na atuação da Globo Filmes no mercado cinematográfico. A entrada dessa empresa no ramo de cinema no Brasil mudou significativamente as relações de produção e a participação dos filmes nacionais no mercado. Nesse sentido, as novas configurações da produção cinematográfica implicam mudanças nas relações sociais nela inscritas. A partir dos anos de 1990, percebe-se um aumento significativo da participação de mulheres em diversos setores do audiovisual de forma geral e do cinema, especificamente, ainda que este campo mantenha a predominância masculina, sobretudo nas funções mais elevadas da hierarquia de produção. Dessa forma, para atingir os objetivos apontados, esta pesquisa buscou iluminar a conformação da produção cinematográfica brasileira, partindo de uma perspectiva histórica. Da mesma maneira, observa-se a participação feminina no cinema ao longo dos anos. Privilegiando o objeto da pesquisa, qual seja, as produções de longas-metragens coproduzidos pela Globo Filmes entre 1998 e 2016, observou-se também a divisão sexual do trabalho nestas produções por meio da análise das fichas técnicas dos mais de 200 filmes lançados no período destacado. Além disso, analisaram-se as trajetórias pessoais e profissionais de diretoras e diretores de longas-metragens que estabeleceram parcerias com a Globo Filmes nos últimos anos, para se investigar as relações de trabalho e gênero nesse campo. A pesquisa revelou, entre outros aspectos, a preponderância do papel do Estado no delineamento da produção cinematográfica nacional, por meio, sobretudo, das políticas de financiamento e a importância da presença de uma grande corporação de mídia reconfigurando as relações de produção. Destaca-se, ainda, a relevância de categorias sociológicas tais como família, classe social e formação profissional, como aspectos fundamentais para a conformação das relações de trabalho e gênero no campo do cinema.

Data da defesa:
terça-feira, 16 Outubro, 2018 - 17:00
Membros da Banca:
Profa Dra Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Presidente
Profa Dra Bárbara Geraldo de Castro - Titular
Profa Dra Márcia de Paula Leite - Titular
Profa Dra Maria Noel Bulloni Yaquinta - Titular
Profa Dra Marina Cavalcanti Tedesco - Titular
Profa Dra Juliana Sangion - Suplente
Profa Dra Angela Maria Carneiro Araújo - Suplente
Profa Dra Amanda Patrycia Coutinho de Cerqueira - Suplente
Nome do Aluno:
Ricardo Normanha Ribeiro de Almeida
Sala da defesa:
Sala da Congregação

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.