Estéticas Etnográficas: etnografia e política na história intelectual da Sala do Artista Popular

Esta tese aborda, a partir de uma perspectiva histórica, o processo social de institucionalização e de organização intelectual da Sala do Artista Popular. A Sala do Artista Popular (SAP) é um programa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Rio de Janeiro. Trata-se de um espaço de exposições voltado para difusão e comercialização da produção de artistas e comunidades artesanais. O estudo foi baseado em ampla documentação arquivística, análise de catálogos e entrevistas com os intelectuais envolvidos com a SAP. Desse modo, foi possível mapear as relações entre política e etnografia no processo de valorização dos objetos expostos na SAP, no sentido de interpretar a montagem desse mercado de arte específico.

Data da defesa: 
sexta-feira, 4 Novembro, 2016 - 16:00
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Rita de Cássia Lahoz Morelli Presidente IFCH/UNICAMP
Prof. Dr. Antônio Augusto Arantes Neto Membro UNICAMP
Prof. Dr. Luiz Gustavo Freitas Rossi Membro UNICAMP
Prof. Dr. Ricardo Gomes Lima Membro UERJ
Profa. Dra. Carla Delgado de Souza Membro UEL
Profa. Dra. Silvana Barbosa Rubino Suplente UNICAMP
Profa. Dra. Cristina Meneguello Suplente UNICAMP
Profa. Dra. Ayêska Ossaé Luis Paulafreitas de Lacerda Suplente UESC
Nome do Aluno: 
Sérgio Procópio Carmona Mendes
Sala da defesa: 
Defesa de Teses