Entre pedaços, corpos, técnicas e vestígios: o Instituto Médico Legal e suas tramas

Esta tese de doutorado se debruça sobre técnicas, procedimentos e tramas políticas e institucionais que dão sustentação ao Instituto Médico Legal (IML) enquanto uma corporação policial, técnica e científica. Ao dar atenção a tais engrenagens, eu intento, por um lado, transpor as dificuldades impostas a minha pesquisa, e, por outro, evidenciar as relações, por vezes intrincadas, que conectam esta corporação a uma gama variada de instâncias estatais: polícias, universidades, órgãos públicos etc. Para tanto, busquei tomar o IML de Campinas como uma circunscrição empírica, cujas fronteiras são móveis e construídas mediante meus próprios percursos de pesquisa. Nesse sentido, o indeferimento de minha solicitação de pesquisa protocolada junto a Comissão Científica do IML, em São Paulo, tece as costuras que organizam a tese. Dos “balcões” e “checkpoints” impostos a investigação, eleva-se um emaranhado de fragmentos: minuciosas técnicas de documentar a documentação, aulas de medicina legal, textos canônicos destinados à disciplina, laudos de corpo de delito, técnicas de necropsia, além de carreiras, vaidades e conflitos institucionais. Por efeitos de similitude e contraste, os documentos periciais destinados aos crimes de estupro e ato libidinoso, acessados ainda em minha pesquisa de mestrado, iluminam as tramas políticas, midiáticas e institucionais que enredam casos e peritos. Enquanto a ideia de pedaço materializa o “sexo" de certas mulheres por meio de himens, fissuras e (in)conclusões periciais, tais tramas requalificam o fazer padronizado e burocrático posto em ação nessa corporação. É, também, nesse entrecruzamento produtivo que um tipo bastante específico de autoridade técnica-científica é forjada e, continuamente, colocada em risco por meio de materialidades periciais, corpos, pedaços e vestígios.

Data da defesa:
segunda-feira, 26 Março, 2018 - 17:00
Membros da Banca:
Profa. Dra. Maria Filomena Gregori - Presidente
Profa. Dra. Adriana de Resende Barreto Vianna - Titular
Profa. Dra. Fernanda Arêas Peixoto - Titular
Profa. Dra. Heloisa André Pontes - Titular
Profa. Dra. Regina Facchini - Titular
Prof. Dr. Sérgio Luis Carrara - Suplente
Profa. Dra. Leticia Carvalho de Mesquita Ferreira - Suplente
Profa. Dra. Isadora Lins França - Suplente
Nome do Aluno:
Larissa Nadai
Sala da defesa:
Sala da Congregação

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.