Entender o caráter das teorias científicas foi um desafio perene da filosofia da ciência e particularmente dos empiristas lógicos. Parte significativa dos trabalhos tardios de Rudolf Carnap foram reservados a arregimentar formas de expressar as teorias científicas, analisar os limites de sua aplicação, e sedimentar um tratamento formalizado de seus termos de modo a bloquear potenciais abusos na forma de infusão de teses metafísicas.
Baseada no Princípio de Tolerância, a sugestão irênica de Carnap propunha constituir uma plataforma onde as disputas metafísicas fossem dissolvidas e os esforços de compreensão redirecionados à avaliação das formas de linguagem que melhor cumprissem os requisitos para a descrição e análise das teorias.
Quase sem exceção, os compromissos metodológicos que permitiram erigir sua concepção final foram questionados na sequência do sec. XX. Mais recentemente, a concepção tardia de Carnap de representar uma teoria na forma das sentenças-Ramsey foi criticada por Psillos (1999) por ser suscetível à mesma objeção feita por M. Newman ao estruturalismo de Russell, apresentado em The Analysis of Matter (1927), e ser, como este, trivial. Esta tese propõe analisar a possibilidade de que essa e outras objeções possam ser adequadamente respondidas, e, nessa medida, objetiva contribuir para o restabelecimento da viabilidade da proposta de Carnap para a configuração do debate entre realistas e instrumentalistas na filosofia da ciência, mesmo à luz de refinamentos encontrados nos debates contemporâneos.
Os empiristas vão à missa: compromissos ontológicos e frameworks linguísticos
Data da defesa:
quarta-feira, 19 Fevereiro, 2020 - 17:00
Membros da Banca:
Presidente Prof. Dr. Silvio Seno Chibeni IFCH / UNICAMP
Membros Titulares Prof. Dr. Marco Antonio Caron Ruffino IFCH / UNICAMP
Dr. Emiliano Boccardi Universidade Federal da Bahia
Dr. Rogério Passos Severo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dr. Giovanni Rolla Universidade Federal da Bahia
Membros Suplentes Dr. Pedro Merlussi Universidade Estadual de Campinas
Dr. Martin Adam Motloch Universidade Federal do Piauí
Dr. Eros Moreira de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Programa:
Nome do Aluno:
Gilson Olegario da Silva
Sala da defesa:
Sala de Projeção