“ELES PROCURARAM A SUA CASA, E PREFEREM O SEU CATIVEIRO” FUGA DE ESCRAVIZADOS PARA TROCAR DE SENHOR NO SUDESTE BRASILEIRO 1828 – 1880

A presente dissertação tem como objetivo analisar casos de fugas de escravizados para trocar de senhor no sudeste brasileiro durante a segunda metade do século XIX. Essa forma de resistência era mobilizada pelos escravizados quando os seus proprietários legais não supriam as demandas e expectativas a respeito do que eles consideravam como um cativeiro minimamente justo. Buscaremos demonstrar como esse tipo de fuga era fruto de uma tradição atlântica, de uma economia moral pautada em um direito costumeiro centro-africano de poder escolher a quem servir que atravessou o Atlântico e foi adaptado para o contexto da escravidão no Brasil. Ademais, buscaremos conectar essa prática com situações que chegavam à justiça sob a imputação de roubo ou furto de escravos. Mostraremos que na maioria desses casos, mais do que serem roubados, os escravizados “se deixavam roubar”, isto é, fugiam com o auxílio de alguém na intenção de serem vendidos a outros senhores. Por fim, conectaremos os casos de fuga e roubo com as malhas do comércio interno de cativos que se consolidou no Brasil a partir de 1850. As fontes da pesquisa foram processos cíveis de reinvindicação de propriedade que tiveram apelação para o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro entre 1828 e 1880. Essas fontes informam sobre casos de proprietários que estavam requerendo a restituição de posse de cativos que haviam fugido e sido encontrados abrigados e prestando serviços na casa de outra pessoa. Essas fontes permitem acompanhar os caminhos percorridos pelos escravizados que fugiam para trocar de senhor, bem como suas motivações e aspirações.

Data da defesa:
segunda-feira, 13 Fevereiro, 2023 - 14:00
Membros da Banca:
Ricardo Figueiredo Pirola - Orientador (UNICAMP)
Robert Wayne Andrew Slenes (UNICAMP)
Marcus Joaquim Maciel de Carvalho (UFMG)
Programa:
Nome do Aluno: