Duas décadas de entusiasmo: a recepção e circulação da obra de Marie Laurencin no Brasil (1940-1959)

Esta dissertação se propôs a investigar a recepção e circulação da obra de Marie Laurencin no Brasil entre as décadas de 1940 e 1950. O período destacou-se por um aumento significativo da presença de seus trabalhos em exposições, na mídia e no mercado de arte brasileiros. Apesar de dissipada nas décadas seguintes, tal elevação revela um interesse pela artista em um momento fundamental no desenvolvimento institucional e mercadológico da arte no Brasil, e integra um contexto amplo de circulação e valorização global da arte moderna. Baseados em uma perspectiva metodológica transnacional, buscamos compreender o entusiasmo transitório pela artista no país, seus meios de legitimação e sua relação com a conjuntura artística internacional.

Data da defesa:
segunda-feira, 13 Fevereiro, 2023 - 11:00
Membros da Banca:
Gabriel Ferreira Zacarias - Orientador (UNICAMP)
Ana Paula Cavalcanti Simioni (USP)
Sophie Cras (Université - Paris I)
Programa:
Nome do Aluno: