Diabo universal e espíritos locais: a magia civilizatória das igrejas brasileiras Maputo, sul de Moçambique

A presente tese busca descrever a relacionalidade envolvendo a presença de igrejas e missionários brasileiros em Maputo, Sul de Moçambique, com especial atenção para a Igreja Universal do Reino de Deus. Parto do suposto de que esses atores constituem e são constituídos por meio de diferentes modos de estar em relação com outras práticas tradicionais e/ou religiosas, nomeadamente os tinyanga (médicos tradicionais) e os profetas Zione (Igrejas Independentes Africanas), resultando em um emaranhado de relações formado por atores humanos e não humanos. Suponho ainda que os principais traços dessas relacionalidades são as assimetrias de poder e recursos que se evidencia materialmente e a operação de uma magia civilizatória reproduzida por missionários e pastores brasileiros. Trata-se de uma ideologia que se serve de um passado colonial, é decantada pela teologia da prosperidade e se expressa em uma estética que espelha práticas tradicionais, mas promete a solução de problemas sociais por meio da guerra contra os espíritos e a “tradição”, ainda que as igrejas se engajem em trabalhos de assistência social, formação de redes de sociabilidade e discussões públicas em busca da “paz efetiva”. Ao fim, acaba contribuindo para a ampliação das tensões sociais e das assimetrias de poder e recursos que marcam a cidade de Maputo.

Data da defesa: 
terça-feira, 13 Dezembro, 2022 - 09:00
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Nashieli Cecilia Rangel Loera - presidenta
Prof. Dr. Omar Ribeiro Thomaz - titular
Prof. Dr. Rodrigo Ferreira Toniol - titular
Prof. Dr. Luiz Gustavo Freitas Rossi - suplente
Dra. Teresa Maria da Cruz e Silva - titular
Dr. Luiz Henrique de Toledo - suplente
Dr. Devaka Premawardhana - titular
Dra. Lívia Reis Santos - suplente
Nome do Aluno: 
Clayton da Silva Guerreiro
Sala da defesa: 
Tese 1