A segregação residencial é um fenômeno com múltiplas consequências para as áreas de concentração de pobreza, tais como a concentração espacial de privação de políticas sociais e a consequente precariedade de serviços básicos, entre os quais a educação. Nesse sentido, buscou-se desenvolver uma reflexão sobre as consequências da segregação residencial na oferta dos serviços públicos de educação e seus impactos no desempenho escolar de crianças e adolescentes inseridos nessas localidades na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Entre os principais resultados observou-se uma interface entre as desigualdades territoriais e educacionais, isto é, as áreas de concentração de pobreza são àquelas que concentram as instituições de ensino com os piores resultados de desempenho cognitivo e maior acúmulo de carências e precariedade de infraestrutura física. Estes resultados foram construídos através de um esforço metodológico de caráter quantitativo e qualitativo, respectivamente, a partir da elaboração de um modelo de regressão multinível, técnicas de geoprocessamento e pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. Tais achados corroboram a hipótese levantada por Galster e Killen (1995) de que existem no território variações, tanto objetivas quanto subjetivas, que podem comprometer a trajetória escolar de crianças e adolescentes inseridos em áreas de concentração de pobreza na RMBS.
Desigualdades territoriais e educacionais: estudar lá é melhor do que aqui?
Data da defesa:
quinta-feira, 27 Fevereiro, 2020 - 11:00
Membros da Banca:
Prof. Dr. José Marcos Pinto da Cunha (IFCH / UNICAMP) - Orientador
Profa. Dra. Debora Mazza (FE/UNICAMP) - Membro
Profa. Dra. Joice Melo Vieira (IFCH / UNICAMP) - Membro
Dr. Roberto do Nascimento Rodrigues (CEDEPLAR - Belo Horizonte) - Membro
Dr. Fernando Luiz Cássio Silva (Universidade Federal do ABC) - Membro
Profa. Dra. Glaucia dos Santos Marcondes (REIT / UNICAMP) - Suplente
Profa. Dra. Laeticia Rodrigues de Souza (REIT / UNICAMP) - Suplente
Dr. Flaminio de Oliveira Rangel (Universidade Federal de São Paulo) - Suplente
Programa:
Nome do Aluno:
William de Mendonça Lima