Desfazer a Guerra: Est(é)ticas e culturas de paz na experiência de homens colombianos

Esta tese trata das diversas formas pelas quais os homens colombianos enfrentam a experiência de viver no meio da última fase da guerra entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e as Forças Armadas do Estado colombiano, ocorrida entre 2002 e 2016. Os sete homens que ingressaram como participantes da pesquisa caracterizam-se por promover iniciativas culturais e/ou artísticas que problematizam esta fase da guerra de diferentes formas. Suas produções e seu trabalho a elas associado questionam publicamente os danos sociais, econômicos e vitais que não só a guerra acarreta, mas também a masculinidade que é produzida no meio das práticas e os discursos guerreiros. Por seu trabalho, eles são reconhecidos em diversas esferas públicas locais, nacionais e internacionais. O acesso às suas experiências foi conseguido através do acompanhamento etnográfico às diferentes situações do quotidiano do seu trabalho, no meio do qual promovi a sua narração pessoal através de conversas. Além disso, fiz uma abordagem etnográfica dos traços materiais e tecnológicos que dão conta de sua experiência: fotografias, estênceis, vídeos, documentários, entrevistas, canções, slogans; entre outros. A partir da análise de suas narrativas e de suas práticas e produtos culturais, bem como dos processos relacionais e criativos que tornaram esses produtos possíveis, a tese desenvolve quatro abordagens sobre a experiência dos participantes: primeiro, o processo pessoal e relacional pelo qual eles não só desafiaram os mandatos viris que em um país em guerra naturalizam a associação entre masculinidade e a dinâmica militarista da violência armada, mas também constituíram suas próprias posições ético-políticas. Em segundo lugar, a maneira criativa como neste processo de distanciamento ético da violência armada típica da guerra, promoveram iniciativas artísticas e culturais que constroem práticas e ativismos de não-violência e paz, e que fazem parte da atuação a partir da qual eles são reconhecidos publicamente. Terceiro, a especificidade material de suas iniciativas, práticas e produtos que, em uma perspectiva múltipla, articulam suas narrativas pessoais, suas performances públicas e suas produções artísticas e culturais (imagens, performances, canções, documentários, entre outros). Em quarto lugar, o alcance social e político tanto de eles, como figuras públicas, quanto de suas criações em termos da interpelação da opinião pública nacional propensa à perpetuação da guerra. Como uma de suas conclusões chave, a tese destaca a importância de reconhecer as formas variadas, mas muitas vezes negligenciadas, pelas quais homens concretos em seus contextos específicos não apenas desafiam os mandatos viris que naturalmente associam masculinidade e violência de guerra, mas esculpem outras masculinidades possíveis com suas experiências vitais, éticas e políticas.

Data da defesa: 
quinta-feira, 25 Fevereiro, 2021 - 09:00
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Karla Adriana Martins Bessa - Presidente
Prof. Dr. José Miguel Nieto Olivar - Titular
Prof. Dr. Matthew Gutmann - Titular
Profa. Dra. Maria Juliana Florez Florez - Titular
Profa. Dra. Mara Viveros Vigoya - Titular
Prof. Dr. Carlos Iván García Suárez - Suplente
Profa. Dra. Claudia Patricia Tovar Guerra - Suplente
Prof. Dr. Marco Alejandro Tobon Ocampo - Suplente
Nome do Aluno: 
Darío Reynaldo Muñoz Onofre