Essa tese de doutorado visa explorar o lado místico de Schopenhauer. Mais precisamente, pretendemos investigar o momento em que o autor sai do âmbito filosófico e migra para o âmbito místico, o que ocorre no final do livro IV d’ O Mundo, quando Schopenhauer discorre sobre a negação da vontade. O nosso intuito é provar a seguinte tese: Schopenhauer insere dogmas cristãos na §70 d’ O Mundo, com o propósito de mostrar o QUÊ o mundo é. Nesse momento, o autor realiza uma troca de linguagem, substituindo a linguagem filosófica pela alegórica; e o motivo para tal explica-se pelo fato da linguagem filosófica ser incapaz de dizer estritamente o QUÊ o mundo é. Schopenhauer só pode dizê-lo não-estritamente (alegoricamente) feito os artistas e místicos, que mostram o QUÊ do COMO do mundo. A nossa intenção é deixar claro que aqueles dogmas presentes no final do livro IV d’ O Mundo não são meras “lantejoulas” no sistema de Schopenhauer, isto é, eles não estão ali só para “enfeitar” o discurso filosófico do autor, com a ínfima tarefa de esclarecer o que foi dito. A tais dogmas, pelo contrário, cabe a função ímpar de mostrar o indizível.
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Defesa de Doutorado de Gleisy Tatiana Picoli
Data da defesa:
quarta-feira, 23 Maio, 2018 - 17:00
Membros da Banca:
Presidente Prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior IFCH / UNICAMP
Prof. Dr. Jair Lopes Barboza Universidade Federal de Santa Catarina Prof. Dr. André Luís Muniz Garcia Universidade de Brasília Prof. Dr. Jarlee Oliveira Silva Salviano Universidade Federal da Bahia Prof. Dr. Leo Afonso Staudt Universidade Federal de Santa
Membros Suplentes Prof. Dr. Daniel Omar Perez IFCH / UNICAMP Prof. Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Prof. Dr. Wander Andrade de Paula Universidade Federal do Espirito Santo
Programa:
Nome do Aluno:
Gleisy Tatiana Picoli
Sala da defesa:
Sala de Defesa de Teses 1
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