D. PEDRO I:uma análise iconográfica

Esta dissertação faz uma análise iconográfica das imagens do Imperador D. Pedro I que foram produzidas a partir de três eventos de grande importância política: seu primeiro casamento, sua Aclamação e sua Coroação como Imperador do Brasil. Esses três eventos e as imagens criadas a partir deles são essenciais para a investigação das intenções políticas que permearam a construção da imagem pública do soberano, antes e depois da declaração da Independência do Brasil. Apesar do recorte, o trabalho não deixa de discorrer sobre as demais imagens de D. Pedro que constam da obra de Stanislaw Herstal denominada: "D. Pedro – Estudo Iconográfico", e que serviu de fonte de pesquisa de imagens para a elaboração desta dissertação. A análise das imagens, juntamente com as descrições encontradas nos periódicos e em trabalhos já escritos sobre cada um dos eventos, demonstrou que a imagem de D. Pedro não somente se serviu dos tradicionais elementos e símbolos do velho continente, como buscou agregar elementos característicos da nova Nação. Desta forma, D. Pedro inaugurou uma nova era iconográfica, que se assemelha ao que também buscaram os demais "Libertadores" das Américas, como Simon Bolívar e Agustín de Iturbide, este último também coroado Imperador do México.

Data da defesa: 
quarta-feira, 27 Março, 2013 - 17:00
Membros da Banca: 
Profa. Dra. Claudia Valladão de Mattos Avolese (IFCH/UNICAMP) - Orientadora
Prof. Dr. Luciano Migliaccio (IFCH/UNICAMP) - Membro
Profa. Dra. Elaine Cristina Dias (UNIFESP) -Membro
Prof. Dr. Paulo Mugayar Kuhl (IA/UNICAMP) - Suplente
Profa. Dra. Leticia Coelho Squeff (UNIFESP) - Suplente
Programa: 
Nome do Aluno: 
Ana Flora Guimarães Murano
Sala da defesa: 
Sala IH 07

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